Repository logo
 
Publication

A articulação dos domínios da escrita e da gramática para uma melhor aprendizagem - o uso do laboratório gramatical

dc.contributor.advisorTeixeira, Madalena
dc.contributor.authorGorgulho, Ana Rita
dc.date.accessioned2016-06-10T22:31:00Z
dc.date.available2016-06-10T22:31:00Z
dc.date.issued2015-07-09
dc.descriptionRelatório final apresentado para a obtenção do grau de mestre em ensino do 1.º e 2.º ciclos do ensino básicopt_PT
dc.description.abstractO presente relatório reflete as etapas do caminho percorrido ao longo da nossa prática pedagógica, no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico e descreve as aprendizagens adquiridas nos vários contextos, centrando-se num estudo desenvolvido nesses mesmos contextos. Este estudo versa sobre a relação entre a Escrita e a Gramática, sendo nossa intenção apresentar uma proposta de trabalho para desenvolver a aprendizagem dos dois domínios de forma articulada, baseada na utilização do laboratório gramatical. A metodologia utilizada para o efeito é, assim, de natureza qualitativa, decorrendo esta da investigação na própria prática, uma vez que os resultados apresentados resultam da prática letiva. Os resultados obtidos apontam para uma melhoria das aprendizagens no domínio da escrita quando trabalhada de forma articulada com os conteúdos gramaticais, evidenciando-se a necessidade de se continuar a desenvolver este trabalho de tipo experimental.pt_PT
dc.description.abstractThis report reflects the stages of the path traveled throughout our teaching practice, in the ambit of the Master in Education of 1st and 2nd Cycles of Basic Education and describes the learning acquired in the different contexts, focusing on a study developed in those contexts. This study deals with the relationship between Writing and Grammar, being our intention to make a proposal to develop outcomes in articulation with these two areas, based on the use of grammatical laboratory. The methodology used for this purpose is qualitative, resulting this research from our own practice. The results point to an improvement of learning in writing area when worked articulately with grammatical contents, highlighting the need to continue to develop this type of experimental work.pt_PT
dc.identifier.tid201150891
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/1505
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjectescritapt_PT
dc.subjectgramáticapt_PT
dc.subjectlaboratório gramaticalpt_PT
dc.subjectsucesso na aprendizagempt_PT
dc.subjectwritingpt_PT
dc.subjectgrammarpt_PT
dc.subjectgrammatical laboratorypt_PT
dc.subjectlearning successpt_PT
dc.titleA articulação dos domínios da escrita e da gramática para uma melhor aprendizagem - o uso do laboratório gramaticalpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSantarémpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatório final_Ana Rita Gorgulho.pdf
Size:
3.22 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: