| Name: | Description: | Size: | Format: | |
|---|---|---|---|---|
| 301.55 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
O artigo que se apresenta tem por objectivo analisar sms de alunos que
frequentam os 2º e 3º ciclos do Ensino Básico, procurando averiguar em que medida
os seus registos escritos se distanciam, em termos lexicais e ortográficos, dos registos
normativizados por dicionários e gramáticas. Para identificar essas alterações, irá
adoptar-se uma metodologia de tipo etnográfico, tendo por base um estudo de caso,
em que se efectuará uma comparação entre os sms escritos por alunos de ambos os
ciclos de ensino. A análise terá o seu foco no tipo de vocabulário utilizado por um
aluno do 2º ciclo e por um aluno do 3º ciclo e tentar-se-á mostrar que há tendência de
aproximação entre a oralidade e a escrita e que a utilização da escrita logográfica é
uma realidade escolar. Sublinha-se, também, o facto de não se considerar este
contexto de escrita uma ameaça para as “gramáticas oficiais”. - The article presented here aims at analyzing sms of pupils attending the 2nd and
3rd cycles of basic education, seeking to ascertain to what extent their written records
differ, regarding their lexical content, from the standard regulations set by dictionaries
and grammars. In order to identify these changes, we will adopt an ethnographic
methodology, based on a case study, and establish a comparison between the sms written by students of both education cycles.The analysis will focus on the type of
vocabulary used by a student of the 2nd and a student of the 3rd cycle and try will
demonstrate that there is a tendency of rapprochement between the oral and writing
components, and that the use of logographic writing is a school reality. This article also
highlights the fact that this context of writing isn’t considered a menace to official
grammars.
Description
Keywords
Sms Léxico Necessidade social e funcional Escrita logográfica Normativos legais
Pedagogical Context
Citation
Teixeira, M. & Correia, R. (2010).Os sms em alunos do 2º e 3º ciclos. Ameaça ou triunfo face aos normativos legais ? ( um estudo de caso). Revista Interacções,16(6),122-138.
Publisher
Instituto Politécnico de Santarém. Escola Superior de Educação
