Repository logo
 
Publication

O contributo de cenários de aprendizagem interdisciplinares entre a matemática e as ciências naturais para a mobilização de competências de raciocínio e de resolução de problemas nos alunos do 2.º ciclo

dc.contributor.advisorCavadas, Bento
dc.contributor.advisorCorreia, Marisa
dc.contributor.authorCorreia, Maria Manuela Fernandes
dc.date.accessioned2022-08-20T14:45:42Z
dc.date.available2022-08-20T14:45:42Z
dc.date.issued2022-06-28
dc.description.abstractEste trabalho apresenta o contributo dos cenários de aprendizagem entre a Matemática e as Ciências Naturais para a mobilização de competências de raciocínio e de resolução de problemas nos alunos do 2.º ciclo, tendo sido realizado no âmbito do Mestrado em Recursos Digitais em Educativos. Os cenários de aprendizagem interdisciplinares, a integração curricular, as metodologias ativas, e o raciocínio e a resolução de problemas, enquanto áreas de competências do perfil dos alunos, são assuntos explorados no trabalho. A metodologia consiste numa abordagem qualitativa através de um estudo de caso. Foram construídos e aplicados dois cenários de aprendizagem entre a Matemática e as Ciências Naturais para promover a mobilização de competências de raciocínio e de resolução de problemas nos alunos do 2.º ciclo. Posteriormente foram aplicados instrumentos de avaliação às turmas nas quais se aplicou os cenários de aprendizagem e às turmas de controlo. De seguida analisou- -se o desempenho das turmas de 2.º ciclo. Os resultados mostram que nas questões de articulação entre a matemática e as ciências naturais, em que era necessário a mobilização de competências de resolução de problemas e raciocínio, as turmas de controlo de 2.º ciclo apresentaram um menor desempenho nos instrumentos avaliação. Desta forma conclui-se que a aplicação de cenários de aprendizagem interdisciplinares permitiu ao aluno mobilizar competências que conduziu a um desempenho ativo no ensino/aprendizagem e à consolidação de aprendizagens de aprendizagens de Matemática, em prol de novas aprendizagens em Ciências Naturais essenciais para a disciplina e para a vida ativa como cidadão.pt_PT
dc.description.abstractThis thesis presents the contribution of learning scenarios between Mathematics and Natural Science, for the acquisition of reasoning and problems solving skills in 2.º cycle students. Interdisciplinary learning scenarios, curriculum integration, active methodologies, reasoning and problem-solving skills, as capabilities of students are subjects explored in this thesis. The methodology of this work consists of a qualitative approach through a case study. Two learning scenarios between Mathematics and Natural Sciences were designed and applied to promote the mobilization of reasoning and problem-solving skills in 2nd cycle students. Subsequently, assessment instruments were applied to the classes in which the learning scenarios were applied and to the control classes. The performance of the 2nd cycle classes was analyzed, results show that in articulation questions between Mathematics and the Natural Sciences, in which it was necessary to mobilize problem-solving and reasoning skills, the 2nd cycle control classes showed a lower performance in the assessment instruments. The application of interdisciplinary learning scenarios allowed the student to mobilize skills that led to an active performance in teaching/learning and allowed consolidation of Mathematics knowledge in favor of new knowledge in Natural Sciences essential for the subject and for an active life as an accomplished citizen.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.other203054342
dc.identifier.tid203054342
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/4066
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectcenários de aprendizagempt_PT
dc.subjectinterdisciplinarpt_PT
dc.subjectPADEpt_PT
dc.subjectmatemáticapt_PT
dc.subjectciências naturaispt_PT
dc.subjectraciocíniopt_PT
dc.subjectresolução de problemaspt_PT
dc.subjectlearning scenariospt_PT
dc.subjectinterdisciplinarypt_PT
dc.subjectmathematicspt_PT
dc.subjectnatural sciencespt_PT
dc.subjectreasoningpt_PT
dc.subjectproblem solvingpt_PT
dc.titleO contributo de cenários de aprendizagem interdisciplinares entre a matemática e as ciências naturais para a mobilização de competências de raciocínio e de resolução de problemas nos alunos do 2.º ciclopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSantarémpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameRecursos Digitais em Educação

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Trabalho de Projeto - Maria Manuela Correia - MRDE.pdf
Size:
6.7 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: