Repository logo
 
Publication

Das conceções às práticas de avaliação na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico

dc.contributor.advisorCardona, Maria João
dc.contributor.authorMota, Mariana Sampaio
dc.date.accessioned2020-02-10T17:49:08Z
dc.date.available2020-02-10T17:49:08Z
dc.date.issued2020-01-21
dc.descriptionMestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básicopt_PT
dc.description.abstractO presente trabalho foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico ministrado pela Escola Superior de Educação de Santarém, sendo organizado em duas partes. Na primeira parte é apresentado o trabalho desenvolvido no decorrer dos estágios realizados, sendo evidenciados os aspetos positivos e negativos assim como as principais experiências de aprendizagem. Na segunda parte apresenta-se a componente investigativa, que teve como objetivo analisar conceções, práticas e estratégias avaliativas, em contexto de jardim-de-infância e de 1ºCiclo do Ensino Básico (CEB). A investigação contou com a participação de sete estudantes do mestrado que habilita para a docência em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1ºCEB (2017/2019), procurando-se estudar as opções avaliativas utilizadas no decorrer dos estágios. Foi ainda estudada a opinião de oito crianças que se encontravam a frequentar o 4ºano de escolaridade, no ano letivo 2018/2019. Optou-se por uma metodologia de natureza qualitativa, tendo-se utilizado técnicas de recolha de dados como o inquérito, entrevista e análise documental. Os dados recolhidos foram analisados recorrendo à análise de conteúdo. Com a análise dos dados foi possível verificar que, quer mestrandas como os alunos do 1ºCEB encaram a avaliação como um processo fundamental do processo educativo. Apesar do papel da avaliação ser valorizado, constata-se que existem algumas ambiguidades e dificuldades que começam por se verificar a nível do planeamento do trabalho. A participação das crianças no processo de avaliação ainda está longe de ser conseguida, apesar de ser considerada fundamental na perspetiva de todas as estudantes de mestrado.pt_PT
dc.description.abstractThis work was carried out within the scope of the Master in Preschool Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education taught by the School of Education of Santarém, being organized in two parts. The first part presents the work developed during the internships, highlighting the positive, negative and main learning experiences. In the second part we present the investigative component, which aims to analyse conceptions, practices and evaluative strategies, in kindergarten and 1st CEB context. The research was attended by seven students of the professional master's degree in preschool education and teaching of the 1st ECB (2017/2019), seeking to assess the evaluation options used during the internships. It was also studied the opinion of eight children who were attending the 4th grade of school, in the school year 2018/2019. A qualitative methodology was chosen, using data collection techniques such as survey, interview and document analysis. The collected data were analysed using content analysis. With the analysis of the data it is possible to verify that, both masters students and the students of the 1st CEB, consider the evaluation as a fundamental process in the educational system. Although the role of evaluation is valued, it appears that there are some ambiguities and difficulties that begin in work planning. The participation of children / students in the assessment process is still far from being achieved, although it is considered fundamental in the perspective of the masters.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.other202380971
dc.identifier.tid202380971
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/2828
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjectavaliação das aprendizagenspt_PT
dc.subjectenvolvimento das criançaspt_PT
dc.subjectsucesso educativopt_PT
dc.subjectlearning assessmentpt_PT
dc.subjectchildpt_PT
dc.subjectstudent engagementpt_PT
dc.subjecteducational successpt_PT
dc.titleDas conceções às práticas de avaliação na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básicopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSantarémpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameDissertação de Mestradopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Das conceções às práticas de avaliação na EPE e no 1ºCEB.pdf
Size:
2.56 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: