Repository logo
 
Publication

Práticas de educação literária e a interdisciplinaridade

dc.contributor.advisorCardoso, Inês
dc.contributor.authorAraújo, Liliana Patrícia Fernandes Semedo
dc.date.accessioned2024-04-23T20:34:01Z
dc.date.available2024-04-23T20:34:01Z
dc.date.issued2024-03-18
dc.descriptionMestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básicopt_PT
dc.description.abstractO presente relatório, elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico, apresenta, na primeira parte, os diferentes contextos onde foram realizados os estágios, acompanhando essa caracterização de uma reflexão sobre a ação didática, com o objetivo de sistematizar aprendizagens para o meu percurso profissional. Na segunda parte, é apresentado o exercício investigativo de caráter qualitativo que compreendeu dois estudos: o primeiro refere-se às práticas de educação literária de dois profissionais de educação nos contextos de estágio e o segundo é uma investigação-ação que incorporou a educação literária numa prática interdisciplinar. Os principais resultados do estudo 1 evidenciam a versatilidade do livro nas práticas de educação literária, sendo usado para a iniciação de temas específicos ou mesmo como instigador de projetos interdisciplinares. No âmbito do estudo 2, verifica-se que a interdisciplinaridade fomentou um desenvolvimento holístico, tendo resultado, assim, em aprendizagens significativas.pt_PT
dc.description.abstractThis report, drawn up as part of the master’s degree in Pre-School Education and the 1st Cycle of Basic Education, presents, in the first part, the different contexts where the internships were carried out, accompanying this characterization with a reflection on didactic action, with the aim of systematizing learning for my professional career. The second part presents the qualitative research exercise that comprised two studies: the first refers to the literary education practices of two education professionals in the internship contexts and the second is action research that incorporated literary education into an interdisciplinary practice. The main results of study 1 show the versatility of the book in literary education practices, being used to initiate specific themes or even as an instigator for interdisciplinary projects. Study 2 found that interdisciplinarity fostered holistic development and thus resulted in meaningful learning.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.other203588037
dc.identifier.tid203588037
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/4810
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjecteducação literáriapt_PT
dc.subjectinterdisciplinaridadept_PT
dc.subjectliteratura infantilpt_PT
dc.subjectliterary educationpt_PT
dc.subjectinterdisciplinaritypt_PT
dc.subjectchildren's literaturept_PT
dc.titlePráticas de educação literária e a interdisciplinaridadept_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSantarémpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameDissertação de Mestradopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatório Estágio_MEPE1CEB_Liliana Araújo.pdf
Size:
2.56 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: