Repository logo
 
Publication

Brincar e trabalhar nas primeiras idades

dc.contributor.advisorCardona, Maria João
dc.contributor.authorSilva, Inês Patrícia Leal
dc.date.accessioned2022-03-26T15:06:37Z
dc.date.available2022-03-26T15:06:37Z
dc.date.issued2022-03-09
dc.descriptionMestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básicopt_PT
dc.description.abstractEste relatório final de estágio é o culminar do Mestrado em Educação pré-escolar e Ensino do 1ºciclo do Ensino Básico e, teve como objetivo apresentar uma reflexão sobre os estágios realizados nas diferentes práticas de ensino supervisionada (na educação de infância e no 1º Ciclo do Ensino Básico) e a apresentação do trabalho de pesquisa realizado ao longo do curso. Esta pesquisa, contou com a participação de quatro docentes: 2 educadoras de infância (uma de creche e uma de Jardim de Infância) e 2 professoras do 1º Ciclo do Ensino Básico. Além destas docentes, participaram no estudo vinte crianças (10 da educação pré escolar e 10 do 1ºCEB). O propósito deste trabalho investigativo foi perceber o que se entende por brincar no Jardim de Infância e na Escola. Os dados foram recolhidos através da realização de questionários de resposta aberta com as docentes e de entrevistas realizadas com as crianças. Da análise dos dados evidencia-se que há diferenças na visão das docentes e na das crianças sobre o brincar. O ponto de vista dos docentes é por norma enraizado numa perspetiva mais descritiva e racional “(...)Brincar é o um princípio da aprendizagem.”, enquanto que a das crianças é puramente emocional “É sentir o coração“ . No pré-escolar, existe uma maior preponderância para o brincar em grupo. No 1º Ciclo do Ensino Básico as atividades individuais acontecem com maior frequência. Estes fatores foram relevantes para o presente estudo.pt_PT
dc.description.abstractThis final internship report is the culmination of the Master's degree in Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education and, aimed at presenting a reflection on the internships performed in the different supervised teaching practices (in childhood education and the 1st Cycle of Basic Education) and the presentation of the research work carried out throughout the course. This research had the participation of four teachers: 2 kindergarten educators (one nursery and one kindergarten) and 2 teachers from the 1st Cycle of Basic Education. In addition to these teachers, twenty children participated in the study (10 from preschool education and 10 from 1ºCEB). The purpose of this investigative work was to understand what is meant by playing in kindergarten and school. Data were collected through open response questionnaires with teachers and interviews with the children. From the data analysis it is evidenced that there are differences in the teachers' and children's view of playing. The teachers' point of view is usually rooted in a more descriptive and rational perspective, "(...) Playing is the one principle of learning.", while that of children is purely emotional "It is feel the heart ". In preschool, there is a greater preponderance for group play. In the 1st Cycle of Basic Education, individual activities take place more frequently. These factors were relevant for the present study.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.other202966909
dc.identifier.tid202966909
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/3917
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjectbrincarpt_PT
dc.subjecttrabalhar na educação de infânciapt_PT
dc.subjecttrabalhar na escolapt_PT
dc.subjectaprendizagempt_PT
dc.subjectplaypt_PT
dc.subjectwork in childhood educationpt_PT
dc.subjectwork in schoolpt_PT
dc.subjectlearningpt_PT
dc.titleBrincar e trabalhar nas primeiras idadespt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSantarémpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameDissertação de Mestradopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatório de Estágio_Inês Leal Silva.pdf
Size:
2.28 MB
Format:
Adobe Portable Document Format