Repository logo
 
Publication

As potencialidades de recurso a diferentes materiais didáticos e a tarefas matemáticas de diferente natureza no ensino da matemática

dc.contributor.advisorColaço, Susana
dc.contributor.authorVaz, Ana Raquel Rosa
dc.date.accessioned2018-04-26T22:38:57Z
dc.date.available2018-04-26T22:38:57Z
dc.date.issued2018-03-26
dc.descriptionRelatório de Estágio apresentado para a obtenção do grau de Mestre em Ensino do 1.º Ciclo e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.description.abstractO presente relatório descreve o percurso de desenvolvimento profissional, ao longo dos dois anos, e apresenta o percurso investigativo realizado no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e Matemática e Ciências do 2.ºCEB, no âmbito da Unidade Curricular (UC) de Prática de Ensino Supervisionada (PES). Deste modo, está dividido em duas partes. A primeira parte é focada nas PES, tanto no 1.º como no 2.º Ciclo do Ensino Básico, onde se encontra uma síntese e reflexão acerca das mesmas. A segunda parte integra o percurso investigativo, que se foca nas potencialidades da utilização de diferentes recursos didáticos e de tarefas matemáticas de diferente natureza no Ensino/Aprendizagem da Matemática no 2.º CEB. Esta investigação centrou-se numa experiência de ensino e seguiu uma metodologia de natureza qualitativa e interpretativa. Embora com limitações, inerentes a este tipo de estudo, concluiu-se que os recursos didáticos, não só são geradores de motivação, como facilitam o processo de aprendizagem e que as tarefas de natureza exploratória envolvem os alunos, propiciando uma aprendizagem significativa.pt_PT
dc.description.abstractThis report depicts the course of professional progress over two years and presents the investigative process carried out within the scope of the Master’s Degree in Teaching in the First Cycle of Basic Education and of Mathematics and Natural Sciences in the Second Cycle of Basic Education, for the Curricular Unit (UC) of Supervised Teaching Practice (PES). It is thereby divided into two parts. The first part focuses on the Supervised Teaching Practice, both in the First and Second Cycle of Basic Education, where a synthesis and reflection regarding this practice can be found. The second part integrates the investigative process, which focuses on the potentialities of the use of different didactic resources and kinds of mathematical tasks in the teaching and learning process of Mathematics in the Second Cycle of Basic Education. This research focused on a teaching experience and followed a methodology of a qualitative and interpretive nature. Although with limitations inherent to this type of study, it was concluded that the didactic resources not only generate motivation, but also facilitate the learning process and that tasks of an exploratory nature involve the students, providing significant learning.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.other201897202
dc.identifier.tid201897202
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/2180
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjectrelação motivação-aprendizagempt_PT
dc.subjectrelação professor-alunopt_PT
dc.subjectambiente de sala de aulapt_PT
dc.subjectrecursos didáticospt_PT
dc.subjectnatureza das tarefaspt_PT
dc.subjectrelationship between motivation and learningpt_PT
dc.subjectteacher-student relationshippt_PT
dc.subjectclassroom environmentpt_PT
dc.subjectdidactic resourcespt_PT
dc.subjectnature of taskspt_PT
dc.titleAs potencialidades de recurso a diferentes materiais didáticos e a tarefas matemáticas de diferente natureza no ensino da matemáticapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSantarémpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEnsino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatório Final de Mestrado - Raquel Vaz.pdf
Size:
3.18 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: