Publication
Rede Curricular Interdisciplinar: uma proposta para a integração entre a matemática e as ciências
dc.contributor.author | Cavadas, Bento | |
dc.contributor.author | Mestrinho, Nelson | |
dc.date.accessioned | 2020-03-01T17:29:46Z | |
dc.date.available | 2020-03-01T17:29:46Z | |
dc.date.issued | 2019 | |
dc.description.abstract | A interdisciplinaridade é um tema central da reflexão sobre a renovação das abordagens pedagógicas em todos os níveis de ensino (Raynaut, 2018). A investigação mostra que há necessidade de contemplar experiências relacionadas com projetos interdisciplinares nos processos de formação inicial e contínua de professores (Lima & Ramos, 2017). O CreativeLab_ Sci&Math® é um projeto do Departamento de Ciências Matemáticas e Naturais da Escola Superior de Educação/ Instituto Politécnico de Santarém (ESE/IPSantarém) que visa a inovação das práticas pedagógicas no ensino superior através da integração da matemática e das ciências na formação de professores. Contudo, o trabalho interdisciplinar é um processo complexo e de difícil concretização (Pombo, 2005) e a alteração do quadro disciplinar para um interdisciplinar continua a ser objeto de múltiplos debates e controvérsias (Raynaut, 2018). Para dar resposta a essa problemática, no enquadramento do CreativeLab_Sci&Math®, os docentes de Ciências da Terra e da Vida (CTV) e Modelação Matemática (MM) do 2.º semestre do 3.º ano do curso de licenciatura em Educação Básica da ESE/ IPSantarém (Despacho n.º 15080/2014), realizaram um processo de desenvolvimento curricular. Essa colaboração traduziu-se num conjunto de propostas de trabalho interdisciplinar no âmbito dos objetivos de aprendizagem das duas unidades curriculares que, posteriormente, originaram a construção do conceito de Rede Curricular Interdisciplinar (RCI). | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Cavadas, B., & Mestrinho, N. (2019). Rede Curricular Interdisciplinar: uma proposta para a integração entre a matemática e as ciências. Educação e Matemática, 154, 2-8. | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.15/2836 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Associação de Professores de Matemática | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | http://www.apm.pt/portal/em.php?id=233733&rid=233413 | pt_PT |
dc.subject | Rede Curricular Interdisciplinar | pt_PT |
dc.subject | integração Curricular | pt_PT |
dc.subject | desenvolvimento curricular | pt_PT |
dc.subject | matemática | pt_PT |
dc.subject | ciências | pt_PT |
dc.subject | currículo | pt_PT |
dc.title | Rede Curricular Interdisciplinar: uma proposta para a integração entre a matemática e as ciências | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 8 | pt_PT |
oaire.citation.issue | 154 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 2 | pt_PT |
oaire.citation.title | Educação e Matemática | pt_PT |
person.familyName | Cavadas | |
person.givenName | Bento | |
person.identifier.ciencia-id | 9212-EE0C-7753 | |
person.identifier.ciencia-id | 7F17-36E5-FA39 | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-6021-6581 | |
person.identifier.scopus-author-id | 55698566200 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 5abdf352-c77b-41b9-9aea-8fed6dab3bd3 | |
relation.isAuthorOfPublication | dd7a0241-48db-4aae-866a-ea8666829a83 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | dd7a0241-48db-4aae-866a-ea8666829a83 |