Repository logo
 
Publication

Rede Curricular Interdisciplinar: uma proposta para a integração entre a matemática e as ciências

dc.contributor.authorCavadas, Bento
dc.contributor.authorMestrinho, Nelson
dc.date.accessioned2020-03-01T17:29:46Z
dc.date.available2020-03-01T17:29:46Z
dc.date.issued2019
dc.description.abstractA interdisciplinaridade é um tema central da reflexão sobre a renovação das abordagens pedagógicas em todos os níveis de ensino (Raynaut, 2018). A investigação mostra que há necessidade de contemplar experiências relacionadas com projetos interdisciplinares nos processos de formação inicial e contínua de professores (Lima & Ramos, 2017). O CreativeLab_ Sci&Math® é um projeto do Departamento de Ciências Matemáticas e Naturais da Escola Superior de Educação/ Instituto Politécnico de Santarém (ESE/IPSantarém) que visa a inovação das práticas pedagógicas no ensino superior através da integração da matemática e das ciências na formação de professores. Contudo, o trabalho interdisciplinar é um processo complexo e de difícil concretização (Pombo, 2005) e a alteração do quadro disciplinar para um interdisciplinar continua a ser objeto de múltiplos debates e controvérsias (Raynaut, 2018). Para dar resposta a essa problemática, no enquadramento do CreativeLab_Sci&Math®, os docentes de Ciências da Terra e da Vida (CTV) e Modelação Matemática (MM) do 2.º semestre do 3.º ano do curso de licenciatura em Educação Básica da ESE/ IPSantarém (Despacho n.º 15080/2014), realizaram um processo de desenvolvimento curricular. Essa colaboração traduziu-se num conjunto de propostas de trabalho interdisciplinar no âmbito dos objetivos de aprendizagem das duas unidades curriculares que, posteriormente, originaram a construção do conceito de Rede Curricular Interdisciplinar (RCI).pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationCavadas, B., & Mestrinho, N. (2019). Rede Curricular Interdisciplinar: uma proposta para a integração entre a matemática e as ciências. Educação e Matemática, 154, 2-8.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/2836
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherAssociação de Professores de Matemáticapt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://www.apm.pt/portal/em.php?id=233733&rid=233413pt_PT
dc.subjectRede Curricular Interdisciplinarpt_PT
dc.subjectintegração Curricularpt_PT
dc.subjectdesenvolvimento curricularpt_PT
dc.subjectmatemáticapt_PT
dc.subjectciênciaspt_PT
dc.subjectcurrículopt_PT
dc.titleRede Curricular Interdisciplinar: uma proposta para a integração entre a matemática e as ciênciaspt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage8pt_PT
oaire.citation.issue154pt_PT
oaire.citation.startPage2pt_PT
oaire.citation.titleEducação e Matemáticapt_PT
person.familyNameCavadas
person.givenNameBento
person.identifier.ciencia-id9212-EE0C-7753
person.identifier.ciencia-id7F17-36E5-FA39
person.identifier.orcid0000-0001-6021-6581
person.identifier.scopus-author-id55698566200
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication5abdf352-c77b-41b9-9aea-8fed6dab3bd3
relation.isAuthorOfPublicationdd7a0241-48db-4aae-866a-ea8666829a83
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoverydd7a0241-48db-4aae-866a-ea8666829a83

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Rede Curricular Interdisciplinar.pdf
Size:
972.08 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: