Publication
Modelo Pedagógico para o Ensino a Distância e Modelo do Campus virtual (versão 1.0 _ setembro de 2023)
dc.contributor.author | Loureiro, Ana | |
dc.contributor.author | Messias, Inês | |
dc.contributor.author | Rocha, Dina | |
dc.date.accessioned | 2023-11-07T16:44:38Z | |
dc.date.available | 2023-11-07T16:44:38Z | |
dc.date.issued | 2023-09 | |
dc.description.abstract | Numa sociedade global em acelerado processo de transição digital, o Instituto Politécnico de Santarém (IPSantarém) está fortemente empenhado em adequar as suas práticas e modelos pedagógicos às reais aspirações e necessidades das novas gerações de estudantes. Neste sentido, constitui-se como um objetivo institucional relevante, o desenvolvimento de um ecossistema de ensino e aprendizagem digital avançado que aponte à transformação digital do IPSantarém, à luz da exploração das potencialidades das tecnologias digitais inteligentes. Este ecossistema de ensino e aprendizagem digital não se constituiu apenas como uma modalidade alternativa de ensino. Representa também uma resposta a um ensino mais inclusivo permitindo o acesso ao ensino superior a mais estudantes, incluindo aqueles que, por alguma razão, possam não ter possibilidades frequentar o ensino presencial. Por outro lado, a maior diversidade, e flexibilidade, das metodologias de ensino a distância estimula a personalização dos percursos educativos e a adequação aos ritmos de aprendizagem e condicionantes de cada estudante, essenciais para garantir a adesão dos públicos mais adultos a um processo contínuo de aprendizagem ao longo da vida. O modelo pedagógico para o ensino a distância foi desenvolvido pelo grupo de trabalho do eixo EaD do projeto SAMA #eCapacitar - Capacitar para a inclusão digital nas áreas de negócio do IPSantarém, assente no mais atual conhecimento técnico, científico e pedagógico, implicando, desta forma, uma política integrada de formação e capacitação docente para a educação digital. Este processo de transformação digital no ensino será, sem dúvida, um grande desafio para toda a comunidade académica do IPSantarém. No entanto, acredito que com toda a dedicação, vocação e paixão do nosso corpo docente, juntamente com o comprometimento dos nossos estudantes e de toda a comunidade académica, todos os desafios serão superados. Agradeço ao grupo de trabalho responsável pelo desenvolvimento deste modelo, por toda a persistência e pelo importante contributo que dão para o IPSantarém, assim como a todos os quantos contribuíram para a sua melhoria através dos seus contributos e reflexões que fizeram chegar durante o processo de consulta aos orgânicos das escolas superiores do IPSantarém. Considerando que se trata de um processo integrado, envolvente e dinâmico, com fortes implicações no desenvolvimento e aprofundamento da excelência que se pretende para o IPSantarém, convido todos os membros da nossa comunidade académica a juntarem-se a esta iniciativa, contribuindo para moldar o futuro do nosso Instituto e garantindo que o IPSantarém continue a ser uma referência de inovação, inclusão e excelência no ensino superior. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Loureiro,A., Messias,I. & Rocha,D. (2023). Modelo Pedagógico para o Ensino a Distância e Modelo do Campus virtual (versão 1.0 _ setembro de 2023). Santarém: Instituto Politécnico de Santarém. ISBN 978-989-35287-3-0 | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-35287-3-0 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.15/4569 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Instituto Politécnico de Santarém | pt_PT |
dc.relation | POCI-05-5762-FSE-000254. SAMA #eCapacitar - Capacitar para a inclusão digital nas áreas de negócio do IPSantarém | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | modelo pedagógico | pt_PT |
dc.subject | ensino a distância | pt_PT |
dc.subject | EaD | pt_PT |
dc.subject | campus virtual | pt_PT |
dc.title | Modelo Pedagógico para o Ensino a Distância e Modelo do Campus virtual (versão 1.0 _ setembro de 2023) | pt_PT |
dc.type | book | |
dspace.entity.type | Publication | |
person.familyName | Cristina Castro Loureiro | |
person.familyName | Messias | |
person.familyName | Gomes Rocha | |
person.givenName | Ana | |
person.givenName | Inês | |
person.givenName | Dina Maria | |
person.identifier | A-4104-2012 | |
person.identifier.ciencia-id | 9E13-E4A0-3ABE | |
person.identifier.ciencia-id | 8915-F996-D7E7 | |
person.identifier.ciencia-id | F013-5482-2276 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-1322-3070 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-4771-6455 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-4798-4812 | |
person.identifier.scopus-author-id | 57189383760 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | book | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | d007ac12-cf10-40e4-b652-61fd117b8206 | |
relation.isAuthorOfPublication | d4a001a0-45bc-476e-a6a2-3c153d3c26ee | |
relation.isAuthorOfPublication | 47e7af7f-4e9f-453b-8946-63c3f0f973f2 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | d4a001a0-45bc-476e-a6a2-3c153d3c26ee |