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A produção textual nas aulas de língua portuguesa: as realidades do Brasil e de Portugal

dc.contributor.authorMesquita, Elisete
dc.contributor.authorGrácio, Helena
dc.contributor.authorTeixeira, Madalena
dc.date.accessioned2021-02-06T17:06:14Z
dc.date.available2021-02-06T17:06:14Z
dc.date.issued2011
dc.description.abstractEste trabalho é parte do estudo vinculado ao projeto intitulado "O Ensino de Língua Portuguesa no Brasil e em Portugal: bases epistemológicas, objetivos e conteúdos", coordenado pelas Profas. Dras. Vânia Cristina Casseb Galvão da Universidade Federal de Goiás (UFG) e Madalena Dias Teixeira do Instituto Politécnico de Santarém / Universidade de Lisboa (IPS/UL), o qual, por sua vez, integra um projeto maior "O ensino de língua portuguesa no mundo", desenvolvido no âmbito do I e do II Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa X SIMELP, realizado em 2008 em São Paulo/Brasil, e, em 2009, em Évora/ Portugal. O principal objetivo do primeiro projeto é investigar, descrever e analisar o ensino de Língua Portuguesa no Brasil e em Portugal, para que futuramente se desenvolvam propostas didáticas que contribuam para o aumento do sucesso escolar nos dois países. Para isso, o desenvolvimento de competências de oralidade, de leitura, de gramática e de escrita serão amplamente analisadas. Desses domínios, a última é a que mais nos interessa, uma vez que a escrita permite uma identificação própria, a comunicação com os outros, a descoberta e a compreensão do mundo que nos rodeia. Com base nesse amplo escopo, objetivamos oferecer um panorama da produção textual, no Ensino Fundamental, das realidades brasileira e portuguesa. Para isso, observamos aulas de Língua Portuguesa nesses dois contextos para sabermos como o professor prepara o aluno para a tarefa da escrita. Partimos da hipótese de que as mudanças propostas pelos documentos oficiais brasileiros não foram tão significativas a ponto de fazerem com que houvesse uma nova concepção de texto no cenário escolar, ou seja, acreditamos que o texto ainda não se configura como objeto de ensino nas aulas de LP. Acreditamos, ainda, que apesar de boas propostas para se trabalhar a escrita em sala de aula, os métodos utilizados pelos professores são ultrapassados e o texto continua sendo usado simplesmente como suporte para a transmissão dos conteúdos que interessam à instituição escolar. O caso português apresenta mudanças, potenciadas neste momento por um programa de formação continua nacional, de professores de português- Programa Nacional de Ensino do Português (PNEP), que se traduzem, quer em termos científicos, quer em termos pedagógicos, no Novo Programa de Português, que será implementado em Portugal no próximo ano letivo. A descrição e a problematização do ensino da produção de textos no primeiro e no segundo ciclos da Educação Básica brasileira e portuguesa, a partir de uma base teórica sociodiscursiva, permitiram que constatássemos que a produção textual tem papel pouco significativo em ambos os contextos observados, embora já seja possível perceber sinais de evolução.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationMesquita, E., Grácio, H., & Teixeira, M. (2011). A produção textual nas aulas de língua portuguesa: as realidades do Brasil e de Portugal. In “As manifestações da produção textual”. In Renata Barbosa Vicente, Maria Célia Lima-Hernades, Cristina Lopomo Defendi, André Luiz Rauber, Elisângela Baptista de Godoy Sartin & Elaine Cristina Silva Santos (Orgs.), Cognição, gramaticalização e cultura: Um diálogo sem fronteiras (pp. 229-248). São Paulo: Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas. Universidade de São Paulo. ISBN: 978-85-7506-198-5.pt_PT
dc.identifier.isbn978-85-7506-198-5
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/3304
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherFaculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanaspt_PT
dc.subjectprodução textualpt_PT
dc.subjectensino e aprendizagempt_PT
dc.subjectlíngua portuguesapt_PT
dc.titleA produção textual nas aulas de língua portuguesa: as realidades do Brasil e de Portugalpt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSão Paulopt_PT
oaire.citation.endPage248pt_PT
oaire.citation.startPage229pt_PT
oaire.citation.titleCognição, gramaticalização e cultura: Um diálogo sem fronteiraspt_PT
person.familyNameTeixeira
person.givenNameMadalena
person.identifier.ciencia-id2E10-F2A8-85E5
person.identifier.orcid0000-0003-1064-3790
person.identifier.scopus-author-id55650388200
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
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