Repository logo
 
Publication

Novas tendências para o ensino da técnica de crol. Proposta metodológica

dc.contributor.authorConceição, Ana
dc.contributor.authorGarrido, Nuno
dc.contributor.authorBarbosa, Tiago
dc.contributor.authorMatos, Telmo
dc.contributor.authorLouro, Hugo
dc.contributor.authorMarinho, Daniel
dc.contributor.authorCosta, Aldo
dc.contributor.authorSilva, António
dc.date.accessioned2021-08-11T10:53:03Z
dc.date.available2021-08-11T10:53:03Z
dc.date.issued2010
dc.description.abstractA técnica deve ser considerada como um acto motor no qual o objectivo é a produção de um determinado padrão de movimento, resultante de um processo de aprendizagem (1). Existem, como consequência, duas questões prévias que devem ser formuladas, antes da apresentação de qualquer programa de ensino/treino técnico: (i) qual o modelo técnico que se quer ver inscrito num determinado programa motor; (ii) qual a forma mais adequada de entender o processo de aprendizagem motora e desportiva, de forma a poderem ser inferidas as necessárias reflexões para a metodologia de ensino a aplicar. Com este artigo, procuramos: (i) enquadrar duma forma conceptual, quer o modelo biomecânico geral condicionante da velocidade de nado; quer o complexo sistema de investigação biomecânica nas técnicas alternadas sob a forma de princípios biomecânicos que deverão nortear a intervenção pedagógica ao nível do processo de ensino; (iii) operacionalizar estes princípios ao nível do processo de aprendizagem inicial e treino técnico da técnica de Crol.pt_PT
dc.description.abstractThe technique should be considered a motor task in which the aim is to produce a particular pattern of movement, resulting from a learning process1. In this context, there are two previous issues that must be solved before the presentation of any program of education / technical training: (i) which model we want to integrate in a particular motor program, (ii) how to understand the motor learning process, in order to inferred the necessary implications for the teaching methodology. In this paper we tried to: (i) present a conceptual framework, about the biomechanical model of swimming velocity and the complex system of biomechanical research in Crawl technique based on principles that should guide the educational intervention at the teaching process, (iii) concretize these principles in the initial process of learning and technical training of the Crawl technique.pt_PT
dc.description.abstractLa técnica debe ser considerada como una tarea motora en lo cual el objetivo es producir un padrón de movimiento, como resultado de un proceso de aprendizaje1. En este contexto, hay dos cuestiones que deben resolverse antes de la presentación de cualquier programa de educación y capacitación técnica: (i) el modelo que queremos integrar en un programa técnico motor, (ii) la manera de entender el proceso de aprendizaje, con el fin de deducir las necesarias consecuencias para la metodología de enseñanza. En este trabajo se trató de: (i) presentar un marco conceptual, sobre el modelo biomecánico de la natación en general y específicamente en la técnica de Crol teniendo como base los principios que deben guiar la intervención educativa en el proceso de enseñanza, (iii) concretar estos principios en el proceso inicial de aprendizaje y capacitación técnica de la técnica de Crol.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationConceição, A.; Garrido, N.; Barbosa, T.; Matos, T.; Louro, H.; Marinho, D.; Costa, A. & Silva, A. (2010). Novas tendências para o ensino da técnica de crol. Proposta metodológica. Lecturas: Educación Física y Deportes, Revista Digital, 144.pt_PT
dc.identifier.issn1514-3465
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/3585
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherEFDeportespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectcrolpt_PT
dc.subjectensinopt_PT
dc.subjectmodelo técnicopt_PT
dc.subjectmodelo de aprendizagempt_PT
dc.subjectcrawpt_PT
dc.subjectteachingpt_PT
dc.subjecttechnical modelpt_PT
dc.subjectlearning processpt_PT
dc.subjecteducaciónpt_PT
dc.subjectproceso de aprendizajept_PT
dc.titleNovas tendências para o ensino da técnica de crol. Proposta metodológicapt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceBuenos Aires, Argentinapt_PT
oaire.citation.issue144pt_PT
oaire.citation.titleLecturas: Educación Física y Deportes, Revista Digitalpt_PT
oaire.citation.volume2010pt_PT
person.familyNameConceição
person.familyNameLouro
person.givenNameAna
person.givenNameHugo
person.identifier1741759
person.identifier1741645
person.identifier.ciencia-id6F1E-2607-3DA6
person.identifier.ciencia-id8019-E11F-9609
person.identifier.orcid0000-0002-8109-4875
person.identifier.orcid0000-0001-5635-2476
person.identifier.scopus-author-id26425142800
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication3779cb02-16b2-46b7-a2ca-2206f8709781
relation.isAuthorOfPublicationf29a2faa-09b7-43c3-b023-0684d0a5d8d3
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery3779cb02-16b2-46b7-a2ca-2206f8709781

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Novas tendências para o ensino da técnica de crol.pdf
Size:
672.51 KB
Format:
Adobe Portable Document Format