Repository logo
 
Publication

O contributo de uma abordagem interdisciplinar na promoção de aprendizagens matemáticas no 1.º Ciclo do Ensino Básico

dc.contributor.advisorMartina, Maria Clara
dc.contributor.authorCruz, Leonor Silva Cardoso Alves da
dc.date.accessioned2023-03-05T17:02:54Z
dc.date.available2023-03-05T17:02:54Z
dc.date.issued2023-02-06
dc.descriptionMestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básicopt_PT
dc.description.abstractO presente relatório final surge da prática pedagógica realizada no decorrer do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, na Escola Superior de Educação de Santarém, e encontra-se dividido em duas partes. A primeira parte visa apresentar e refletir sobre os períodos de Prática de Ensino Supervisionada (estágios), evidenciando as aprendizagens desenvolvidas e o trabalho realizados nos diversos contextos. Na segunda parte, é apresentada a componete investigativa que se centra no contributo de uma abordagem interdisciplinar na promoção de aprendizagens matemáticas. O estudo, de natureza qualitativa, centra-se no trabalho realizado com os alunos de duas turmas do 1.º Ciclo do Ensino Básico, nomeadamente uma turma de 1.º e outra de 4.º ano. A análise dos dados obtidos evidencia os conhecimentos matemáticos específicos, as capacidades matemáticas transversais e as competências transversais gerais desenvolvidas pelos alunos, favorecidas pela abordagem interdisciplinar adotada, apresentando e demonstrando o contributo positivo da abordagem adotada para o processo de aprendizagem dos alunos.pt_PT
dc.description.abstractThis final report arises from the pedagogical practice carried out during the Master's Degree in Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education, at the Escola Superior de Educação de Santarém, and is divided into two parts. The first part aims to present and reflect on the periods of Supervised Teaching Practice (internships), highlighting the learning developed and the work carried out in different contexts. In the second part, the investigative component is presented, which focuses on the contribution of an interdisciplinary approach to the promotion of mathematical learning. The study, of a qualitative nature, focuses on the work carried out with students from two classes of the 1st Cycle of Basic Education (Primary School), namely a class of 1st and another of 4th year. The analysis of the obtained data evidences the specific mahematical knowledges, transversal mathematical capacities and the general transversal competences developed by the students, favored by the adopted interdisciplinary approach, presenting and demonstrating the positive contribution of the adopted approach to the students' learning process.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.other203239091
dc.identifier.tid203239091
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/4329
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjectabordagem interdisciplinarpt_PT
dc.subjectmatemáticapt_PT
dc.subjectcapacidades matemáticas transversaispt_PT
dc.subjectcompetências transversais geraispt_PT
dc.subjectaprendizagempt_PT
dc.subjectinterdisciplinary approachpt_PT
dc.subjectmathpt_PT
dc.subjectcross-sectional math skillspt_PT
dc.subjectgeneral transversal skillspt_PT
dc.subjectlearningpt_PT
dc.titleO contributo de uma abordagem interdisciplinar na promoção de aprendizagens matemáticas no 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSantarémpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameDissertação de Mestradopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Versão Final_Rel.Estágio_LeonorCruz.pdf
Size:
2.47 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: