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Um olhar sobre o desenvolvimento das crianças em idade pré-escolar - Uma perspectiva da intervenção do enfermeiro

dc.contributor.advisorFerreira, Regina
dc.contributor.advisorCarreira, Teresa
dc.contributor.authorMoita, Helena
dc.date.accessioned2016-05-23T09:58:44Z
dc.date.available2016-05-23T09:58:44Z
dc.date.issued2015
dc.descriptionRelatório de Estágio apresentado para a obtenção do grau de Mestre em Enfermagem de Saúde da Criança e do Jovempt_PT
dc.description.abstractO desenvolvimento da criança é uma área pela qual os pais manifestam, frequentemente, particular preocupação. O Enfermeiro com competências em Enfermagem de Saúde da Criança e Jovem (ESCJ) tem um papel preponderante na avaliação, diagnóstico e promoção do desenvolvimento da criança em idade pré-escolar, bem como no estabelecimento de parcerias com os pais/família para obter o máximo potencial de saúde e bem-estar. Metodologia: RSL, com pesquisa em bases de dados científicas (2005 a 2015). Objetivo: Analisar as intervenções de enfermagem em estágio com recurso à Prática Baseada na Evidência (PBE) na área da ESCJ. Resultados: Conhecer as principais características do desenvolvimento da criança em idade pré-escolar, para o poder avaliar, acompanhar e promover junto da criança/pais. Conclusões: A intervenção do enfermeiro com recurso à PBE na promoção e acompanhamento do desenvolvimento da criança é o caminho para uma intervenção atual com qualidade. Palavras-Chave: Enfermeiro, desenvolvimento infantil, idade pré-escolar, pais. ABSTRACT Children development is an area in which parents often express particular concerns. Nurse with expertise in Child and Youth Health Nursing plays an important role in the assessment, diagnosis and promoting the development of children of preschool age, as well as establishing partnerships with parents/family to reach the maximum potential of health and wellness Methodology: Systematic Literature review, with research in scientific databases (between 2005 and 2015). Objective: To analyse the nursing interventions with the use of evidence-based practice in Health Nursing Area, for Children and Youth. Results: Knowing the main characteristics of child development at preschool age, to be able to evaluate, monitor and promote with the child/parents. Conclusions: Nurse's intervention using evidence-based practice in the promotion and monitoring of child development is the way to an updated and quality intervention. Keywords: Nurse, child development, preschool age, parents.pt_PT
dc.identifier.citationMoita, H.(2015) - Um olhar sobre o desenvolvimento das crianças em idade pré-escolar - Uma perspectiva da intervenção do enfermeiro. Santarém : Escola Superior de Saúdept_PT
dc.identifier.tid201343126
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/1485
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjectDesenvolvimento infantilpt_PT
dc.subjectIdade pré-escolarpt_PT
dc.titleUm olhar sobre o desenvolvimento das crianças em idade pré-escolar - Uma perspectiva da intervenção do enfermeiropt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSantarém. Escola Superior de Saúdept_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

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