Repository logo
 
Publication

Aprender a ciclar em 5 horas? Resultados de 2 intervenções

dc.contributor.authorBernardino, Mafalda
dc.contributor.authorBranco, Marco A. C.
dc.contributor.authorCatela, David
dc.contributor.authorCordovil, R.
dc.contributor.authorMercê, Cristiana
dc.date.accessioned2024-02-10T23:17:15Z
dc.date.available2024-02-10T23:17:15Z
dc.date.issued2023-11
dc.description.abstractCapacitar as nossas crianças a ciclar é capacitá-las para uma vida mais saudável, mais plena e mais responsável. A utilização da bicicleta com rodas laterais de treino (BRL) é a abordagem mais comum para aprender a ciclar, no entanto a literatura sugere-a como contraproducente. O presente estudo implementou o programa Learning to Cycle com os objetivos de: i) promover a aquisição de ciclar, e ii) investigar e comparar a utilização da bicicleta de equilíbrio (BE) e BRL durante esta aquisição. Participaram 51 crianças (M=5,82±0,94 anos) do pré-escolar e 1ºCEB, que não sabiam ciclar previamente, divididas por 2 grupos. Um grupo explorou a BE e outro a BRL durante 6 sessões, seguindo-se mais 4 sessões com a bicicleta convencional (BC). A avaliação do ciclar independente foi considerada como a capacidade de realizar, sequencialmente e sem ajuda, os seguintes marcos de ciclar: iniciar, equilibrar e travar. Foi registado o número de sessões com a BC que cada criança necessitou para adquirir cada marco de ciclar e o ciclar independente. O programa revelou 88,24% de sucesso para a aquisição de ciclar independente, 100% na BE e 76,92% na BRL. As crianças do grupo da BE adquiriram significativamente mais rápido os marcos de iniciar, equilibrar e travar, bem como o ciclar independente. Os resultados evidenciam que a intervenção para adquirir o ciclar pode ser aplicada com sucesso a partir do pré-escolar, e que a BE é uma bicicleta de aprendizagem mais eficiente que a BRL.pt_PT
dc.description.abstractEmpowering children to cycle empowers them for a healthier, fuller, and more responsible life. Training wheels are commonly used to learn how to ride a bike, but literature suggests they are counterproductive. In this study, we implemented the Learning to Cycle program to: i) promoting cycling acquisition, and ii) investigating and comparing the use of balance bikes (BE) and training wheels (BRL) during this acquisition process. Fifty-one children (M=5.82±0.94 years) from preschool and primary school, who did not previously know how to cycle, participated in the study. Children were divided into 2 groups, one group explored the BE and the other the BRL during 6 sessions, followed by 4 more sessions with a conventional bicycle (BC). The number of sessions with CB that each child needed to acquire each cycle milestone and the independent cycling was recorded. Independent cycling assessment was considered as the ability to sequentially and unassisted perform the following cycle milestones: starting, balancing, and stopping. The BB’s acquired the starting, balancing and braking milestones, as well as independent cycling, significantly faster. The program had 88.24% success for independent cycle acquisition, 100% in BE and 76.92% in BRL. These findings suggest that cycle acquisition can be successfully introduced from preschool age, and balance bikes are more efficient for learning than training wheels.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationBernardino, M., Branco, M., Catela, D., Cordovil R., & Mercê, C. (2023). Aprender a ciclar em 5 horas? Resultados de 2 intervenções. In M.J. Lagoa, D. Coutinho, C. Carvalho, J.O. Santos, J. Viana & G. Silva (Eds). Estudos em Desenvolvimento Motor da Criança XVI (pp. 37-43). Centro de Publicações/Universidade da Maia. Centro de Investigação em Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano.pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-53655-5-5
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/4739
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherCentro de Publicações/Universidade da Maiapt_PT
dc.relationFCT UIDP/04748/2020-UIDB/04748/2020 CIEQVpt_PT
dc.subjecthabilidade fundacionalpt_PT
dc.subjectaffordancespt_PT
dc.subjectabordagem baseada nos constrangimentospt_PT
dc.subjectpedagogia não linearpt_PT
dc.subjectsaúdept_PT
dc.subjectfoundational skillpt_PT
dc.subjectconstraint-based approachpt_PT
dc.subjectnon-linear pedagogypt_PT
dc.subjecthealthpt_PT
dc.titleAprender a ciclar em 5 horas? Resultados de 2 intervençõespt_PT
dc.title.alternativeLearning to cycle in 5 hours? results of 2 interventionspt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceMaiapt_PT
oaire.citation.endPage43pt_PT
oaire.citation.startPage37pt_PT
person.familyNamedos Santos Bernardino
person.familyNameBranco
person.familyNameCatela
person.familyNameCordovil de Matos
person.familyNameMercê
person.givenNameMafalda Filipa
person.givenNameMarco
person.givenNameDavid
person.givenNameRita
person.givenNameCristiana
person.identifier000000006879862X
person.identifierE-7593-2012
person.identifier1499200
person.identifier.ciencia-idAC18-D3F9-DECE
person.identifier.ciencia-id4B1F-73E2-29C9
person.identifier.ciencia-id2118-1841-45D3
person.identifier.ciencia-idC213-6C5C-86FD
person.identifier.ciencia-idB414-59C4-E709
person.identifier.orcid0000-0001-5238-1069
person.identifier.orcid0000-0003-0759-8343
person.identifier.orcid0000-0002-4907-7186
person.identifier.orcid0000-0001-5146-6597
person.identifier.ridJ-3158-2016
person.identifier.ridS-2015-2018
person.identifier.scopus-author-id28267487300
person.identifier.scopus-author-id57226791321
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublication79f86c78-a73a-4047-a0a0-5032915f0aae
relation.isAuthorOfPublication11984b13-f182-4b3f-a5a7-2d0b8d93763e
relation.isAuthorOfPublication4978c4a0-a7cc-4626-8581-c54939266d48
relation.isAuthorOfPublication68616a6e-bd60-41a7-8462-fb9bc3f282a7
relation.isAuthorOfPublicationf2af4b2e-27c8-4751-8f1a-02df4a5e7c02
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryf2af4b2e-27c8-4751-8f1a-02df4a5e7c02

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
bernardino_merce_ciclar-aprendizagem-1-ceb_edmc_23.pdf
Size:
6.78 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: