Repository logo
 
Publication

Expressão plástica : práticas e dinâmicas em contexto de ensino pré-escolar

dc.contributor.advisorBrito, Clara
dc.contributor.authorDias, Joana Filipa Prates
dc.date.accessioned2016-05-08T16:46:20Z
dc.date.available2016-05-08T16:46:20Z
dc.date.issued2016-01-12
dc.description.abstractAs práticas educativas e os procedimentos pedagógicos, no plano do ensino pré-escolar, podem ser classificados mediante variadas propostas presentes na literatura e passíveis de serem observadas no terreno. Nesta perspetiva, e de modo introdutório ao tema, pergunto-me acerca dos modos pelos quais o agente educativo pode acompanhar e intervir pedagogicamente no âmbito da expressão plástica. Questão que surgiu por ter tido oportunidade de observar práticas de Expressão Plástica que parecem configurar num quadro marcado ora por um método de ensino muito condicionado pelas intenções do educador, ora por um método completamente aleatório, onde não se faz qualquer preparação prévia dando lugar ao que se entende por expressão livre. Face a este quadro questionei-me sobre qual deverá ser a minha atuação em termos de práticas e dinâmicas de expressão plástica no ensino pré-escolar. Neste relatório, reuni algumas respostas para a questão anterior, utilizando a revisão de literatura. Destaco, também, alguns dados empíricos recolhidos de maneira não sistemática pela observação direta e por entrevistas realizadas no âmbito desta investigação.pt_PT
dc.description.abstractThe educational practices and pedagogical procedures in pre-school plans could be classified in different propositions in literature and having the possibility of been observed in the field. In this perspective and in the way of introduction in the subject, asking myself about the ways in which the education agent can supervise and interfere pedagogically in the ambit of plastic expression. The question raised for having the opportunity of observing the expression of plastic practices that seems to confirure a booking frame or by a teaching method highly conditioned by the educator conditions, or in a random way where there isn't any preparation giving way for a free expression, wich should be my performance in the dynamics and practices in the ambit of plastic expression of the pre-school teaching. In this work I gathered some answers for the last question, using the revision of literature. Also, highlight some imperical data gathered in a non systematic way.pt_PT
dc.identifier.tid201061872
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/1441
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjectintervenção pedagógicapt_PT
dc.subjectexpressão livrept_PT
dc.subjectliteracia artísticapt_PT
dc.subjectpedagogical interventionpt_PT
dc.subjectfree expressionpt_PT
dc.subjectartistic literacypt_PT
dc.titleExpressão plástica : práticas e dinâmicas em contexto de ensino pré-escolarpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSantarémpt_PT
oaire.citation.titleRelatório de Estágio apresentado para obtenção do grau de Mestre na Especialidade Profissional de Educação Pré-Escolarpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatório Final do Mestrado.pdf
Size:
1.26 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: