Repository logo
 
Publication

Gestão de conflitos no espaço educativo : conceções de educadores de infância e professores do 1º ciclo do ensino básico

dc.contributor.advisorUva, Marta
dc.contributor.advisorCardona, Maria João
dc.contributor.authorSilva, Susana Margarida Demétrio da
dc.date.accessioned2016-08-11T10:59:26Z
dc.date.available2016-08-11T10:59:26Z
dc.date.issued2013-10
dc.descriptionRelatório de estágio apresentado para a obtenção do garu de mestre em Educação pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do ensino básicopt_PT
dc.description.abstractO presente relatório de estágio resume o trabalho que foi sendo desenvolvido ao longo do mestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e está organizado em duas partes. Na primeira parte, necessitei de recorrer a informação contida nos projetos de intervenção, nas planificações elaboradas pares e reflexões individuais, para descrever o trabalho desenvolvido nos diferentes contextos de estágio (educação pré-escolar, 1º ciclo do ensino básico e creche), bem como o consequente percurso de desenvolvimento profissional e de aprendizagem que estes me proporcionaram. Na segunda parte, precisei de fundamentar o trabalho de pesquisa realizado sobre a gestão de conflitos no espaço educativo - conceções de educadores de infância e de professores do 1º ciclo do ensino básico, recorrendo a diversos autores/as que estudam esta problemática e à realização de entrevistas com educadoras de infância e professoras do 1º ciclo do ensino básico. Considero que de uma maneira geral as principais conclusões prendem-se com as semelhanças das respostas dadas por parte das educadoras de infância e as diferenças destas com as respostas das professoras do 1º ciclo do ensino básico. Se por um lado esta disparidade pode derivar do facto de as educadoras de infância entrevistadas serem mais experientes, por outro lado, penso poder dizer que estas diferenças estão também relacionadas com a especificidade da educação pré-escolar e escolar, bem como, as diferenças na forma de conceber o papel dos conflitos no processo educativo e a relação adulto-criança. O(s) conflito(s) naturalmente fazem parte da vida de todos/as nós. “[…] O receio de enfrentar os conflitos, é um problema que afeta as práticas educativas e que carece de ser trabalhado com os/as docentes dos vários níveis de ensino, desde a formação inicial. […] Tomar consciência do conflito e trabalhá-lo no seu sentido educativo é fundamental para o desenvolvimento e aprendizagem de crianças e adultos, de alunos/as e docentes.” (Cardona et al, 2011, p.85)pt_PT
dc.identifier.tid201557142
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/1536
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjecteducadores de infânciapt_PT
dc.subjectprofessores do 1º ciclo do ensino básicopt_PT
dc.subjectgestão de conflitospt_PT
dc.titleGestão de conflitos no espaço educativo : conceções de educadores de infância e professores do 1º ciclo do ensino básicopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSantarémpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatório_estágio.pdf
Size:
1.32 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: