Repository logo
 
Publication

O impacto de uma abordagem interdisciplinar nas atitudes sobre STEM de futuros educadores e professores

dc.contributor.authorSantos, Raquel
dc.contributor.authorCorreia, Marisa
dc.date.accessioned2019-06-24T11:19:07Z
dc.date.available2019-06-24T11:19:07Z
dc.date.issued2019
dc.description.abstractAs mudanças na sociedade decorrentes do avanço das tecnologias digitais exigem o desenvolvimento de novas competências nos cidadãos que lhes permitam ser críticos, criativos e flexíveis. A aprendizagem baseada em projetos, envolvendo atividades de programação e robótica, permite aos alunos desenvolver as competências do século XXI e, em simultâneo, desperta o seu interesse para as áreas STEM (Science, Technology, Engineering and Mathematics). Assim, urge preparar os professores para integrar essas tecnologias na sala de aula, especialmente através de projetos interdisciplinares. Nesta comunicação, apresenta-se o impacto de uma abordagem interdisciplinar, usando a robótica, nas atitudes dos futuros educadores e professores em relação às STEM. O projeto foi desenvolvido ao longo de um semestre com uma turma da Licenciatura em Educação Básica e resulta da colaboração das docentes de duas unidades curriculares nos domínios da Matemática e das Ciências Físicas e Químicas. O estudo misto desenvolvido recorreu à aplicação de um questionário de atitudes STEM, à observação de aulas e à realização de uma entrevista de grupo focado, com o intuito de averiguar mudanças nas perspetivas de futuros educadores e professores. Os resultados indicam que a metodologia de projeto de natureza interdisciplinar para promover aprendizagens em Matemática e Ciências teve um impacto positivo nas atitudes dos estudantes em relação às STEM, especialmente no que concerne à integração da robótica.pt_PT
dc.description.abstractChanges in society arising from the advancement of digital technologies require the development of new skills in citizens that allow them to be critical, creative and flexible. Project-based learning, involving programming and robotic activities, enables students to develop 21st century competencies and simultaneously engages their interest in STEM (Science, Technology, Engineering and Mathematics) areas. Thus, it is urgent to prepare teachers to integrate these technologies in the classroom, especially through interdisciplinary projects. This paper presents the impact of an interdisciplinary approach, using robotics, on the attitudes of future educators and teachers towards STEM. The project was developed over a semester with students in a teacher education program and emerged from the collaboration of the teachers of two courses in the fields of Mathematics and Physical and Chemical Sciences. In this mixed study we used a questionnaire of STEM attitudes, classes' observation and a focus group interview, in order to ascertain changes on 517 Challenges 2019: Desafios da Inteligência Artificial, Artificial Intelligence Challenges future educators' and teachers' perspectives. The results indicated that the interdisciplinary project methodology to promote learning in mathematics and science had a positive impact on students" attitudes toward STEM, especially regarding the integration of robotics.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationSantos, R., & Correia, M. (2019). O impacto de uma abordagem interdisciplinar nas atitudes sobre STEM de futuros educadores e professores. In A. J. Osório, M. J. Gomes, & A. L. Valente (Eds.), Challenges 2019: Desafios da Inteligência Artificial, Artificial Intelligence Challenges (1.ª ed., pp. 517-523). Braga, Portugal: Universidade do Minho. Centro de Competência.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/2601
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidade do Minho. Centro de Competência.pt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://www.nonio.uminho.pt/challenges/atas2019pt_PT
dc.subjectaprendizagem baseada em projetospt_PT
dc.subjectformação de educadores e professorespt_PT
dc.subjectinterdisciplinaridadept_PT
dc.subjectprogramaçãopt_PT
dc.subjectrobóticapt_PT
dc.subjectinterdisciplinaritypt_PT
dc.subjectprogrammingpt_PT
dc.subjectproject-based learningpt_PT
dc.subjectroboticspt_PT
dc.subjectteacher educationpt_PT
dc.titleO impacto de uma abordagem interdisciplinar nas atitudes sobre STEM de futuros educadores e professorespt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceBragapt_PT
oaire.citation.endPage523pt_PT
oaire.citation.startPage517pt_PT
oaire.citation.titleChallenges 2019: Desafios da Inteligência Artificial, Artificial Intelligence Challengespt_PT
person.familyNameSantos
person.familyNameCorreia
person.givenNameRaquel
person.givenNameMarisa
person.identifier.ciencia-id571C-F6FA-38B7
person.identifier.ciencia-idF319-BEDD-099B
person.identifier.orcid0000-0003-3838-6626
person.identifier.orcid0000-0001-6205-4475
person.identifier.ridC-6766-2014
person.identifier.scopus-author-id57202834080
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublicationdb534012-0239-499d-856e-0f46ea916513
relation.isAuthorOfPublication866ed423-d6ba-4d00-8866-e5fe2db4fa9b
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoverydb534012-0239-499d-856e-0f46ea916513

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Artigo Challenges.pdf
Size:
1.34 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: