Publication
O impacto de uma abordagem interdisciplinar nas atitudes sobre STEM de futuros educadores e professores
dc.contributor.author | Santos, Raquel | |
dc.contributor.author | Correia, Marisa | |
dc.date.accessioned | 2019-06-24T11:19:07Z | |
dc.date.available | 2019-06-24T11:19:07Z | |
dc.date.issued | 2019 | |
dc.description.abstract | As mudanças na sociedade decorrentes do avanço das tecnologias digitais exigem o desenvolvimento de novas competências nos cidadãos que lhes permitam ser críticos, criativos e flexíveis. A aprendizagem baseada em projetos, envolvendo atividades de programação e robótica, permite aos alunos desenvolver as competências do século XXI e, em simultâneo, desperta o seu interesse para as áreas STEM (Science, Technology, Engineering and Mathematics). Assim, urge preparar os professores para integrar essas tecnologias na sala de aula, especialmente através de projetos interdisciplinares. Nesta comunicação, apresenta-se o impacto de uma abordagem interdisciplinar, usando a robótica, nas atitudes dos futuros educadores e professores em relação às STEM. O projeto foi desenvolvido ao longo de um semestre com uma turma da Licenciatura em Educação Básica e resulta da colaboração das docentes de duas unidades curriculares nos domínios da Matemática e das Ciências Físicas e Químicas. O estudo misto desenvolvido recorreu à aplicação de um questionário de atitudes STEM, à observação de aulas e à realização de uma entrevista de grupo focado, com o intuito de averiguar mudanças nas perspetivas de futuros educadores e professores. Os resultados indicam que a metodologia de projeto de natureza interdisciplinar para promover aprendizagens em Matemática e Ciências teve um impacto positivo nas atitudes dos estudantes em relação às STEM, especialmente no que concerne à integração da robótica. | pt_PT |
dc.description.abstract | Changes in society arising from the advancement of digital technologies require the development of new skills in citizens that allow them to be critical, creative and flexible. Project-based learning, involving programming and robotic activities, enables students to develop 21st century competencies and simultaneously engages their interest in STEM (Science, Technology, Engineering and Mathematics) areas. Thus, it is urgent to prepare teachers to integrate these technologies in the classroom, especially through interdisciplinary projects. This paper presents the impact of an interdisciplinary approach, using robotics, on the attitudes of future educators and teachers towards STEM. The project was developed over a semester with students in a teacher education program and emerged from the collaboration of the teachers of two courses in the fields of Mathematics and Physical and Chemical Sciences. In this mixed study we used a questionnaire of STEM attitudes, classes' observation and a focus group interview, in order to ascertain changes on 517 Challenges 2019: Desafios da Inteligência Artificial, Artificial Intelligence Challenges future educators' and teachers' perspectives. The results indicated that the interdisciplinary project methodology to promote learning in mathematics and science had a positive impact on students" attitudes toward STEM, especially regarding the integration of robotics. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Santos, R., & Correia, M. (2019). O impacto de uma abordagem interdisciplinar nas atitudes sobre STEM de futuros educadores e professores. In A. J. Osório, M. J. Gomes, & A. L. Valente (Eds.), Challenges 2019: Desafios da Inteligência Artificial, Artificial Intelligence Challenges (1.ª ed., pp. 517-523). Braga, Portugal: Universidade do Minho. Centro de Competência. | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.15/2601 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Universidade do Minho. Centro de Competência. | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | https://www.nonio.uminho.pt/challenges/atas2019 | pt_PT |
dc.subject | aprendizagem baseada em projetos | pt_PT |
dc.subject | formação de educadores e professores | pt_PT |
dc.subject | interdisciplinaridade | pt_PT |
dc.subject | programação | pt_PT |
dc.subject | robótica | pt_PT |
dc.subject | interdisciplinarity | pt_PT |
dc.subject | programming | pt_PT |
dc.subject | project-based learning | pt_PT |
dc.subject | robotics | pt_PT |
dc.subject | teacher education | pt_PT |
dc.title | O impacto de uma abordagem interdisciplinar nas atitudes sobre STEM de futuros educadores e professores | pt_PT |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Braga | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 523 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 517 | pt_PT |
oaire.citation.title | Challenges 2019: Desafios da Inteligência Artificial, Artificial Intelligence Challenges | pt_PT |
person.familyName | Santos | |
person.familyName | Correia | |
person.givenName | Raquel | |
person.givenName | Marisa | |
person.identifier.ciencia-id | 571C-F6FA-38B7 | |
person.identifier.ciencia-id | F319-BEDD-099B | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-3838-6626 | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-6205-4475 | |
person.identifier.rid | C-6766-2014 | |
person.identifier.scopus-author-id | 57202834080 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | conferenceObject | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | db534012-0239-499d-856e-0f46ea916513 | |
relation.isAuthorOfPublication | 866ed423-d6ba-4d00-8866-e5fe2db4fa9b | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | db534012-0239-499d-856e-0f46ea916513 |