Repository logo
 
Publication

Perspetivas de Futuros Professores do 1.º Ciclo sobre a Educação STEAM

dc.contributor.authorCorreia, Marisa
dc.contributor.authorClara Martins, Maria
dc.date.accessioned2023-12-10T23:08:40Z
dc.date.available2023-12-10T23:08:40Z
dc.date.issued2023
dc.description.abstractA necessidade de estimular os jovens a prosseguir carreiras em áreas STEM, para fazer face a importantes desafios da nossa sociedade, tem conduzido a um crescente interesse por abordagens educativas que contemplem a articulação entre estas áreas. Contudo, a operacionalização desta abordagem integradora nas escolas apresenta inúmeras dificuldades, a começar pela falta de preparação dos professores. Neste sentido, procurou-se analisar as perspetivas dos futuros professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico acerca das potencialidades da abordagem pedagógica integradora das STEAM. Para o efeito, foram analisadas as produções dos 29 participantes e a transcrição de uma entrevista de grupo focado, após terem tido a oportunidade de explorar os pressupostos teóricos do modelo iSTEM e de realizar uma atividade STEAM no decorrer de uma unidade curricular de didática. Os resultados revelaram vantagens na integração das disciplinas STEM segundo os professores em formação; e a sua confiança para planear e implementar atividades STEAM. A abordagem permite o desenvolvimento das áreas curriculares envolvidas, mas também do conhecimento pedagógico associado a cada uma das áreas envolvidas, concretamente, no que diz respeito à capacidade de promover a interdisciplinaridade e o trabalho colaborativo. São identificadas potencialidades associadas à aprendizagem dos alunos nomeadamente, o facto de possibilitar aprendizagens mais significativas e um papel mais ativo do aluno, e uma maior motivação para a aprendizagem.pt_PT
dc.description.abstractThe need to encourage young people to pursue careers in STEM areas to face important challenges in our society, has led to a growing interest in educational approaches that include the integration of these disciplines. However, STEM education presents numerous challenges in its operationalization in schools, to begin with the diversity of understandings about the concept and the lack of preparation of teachers. This qualitative study analyzed the participants' productions and the transcription of a focus group interview, with the purpose of describing the perspectives of 29 future primary pre-service teachers regarding a STEAM integration approach, after exploring the theoretical assumptions of the iSTEM model, and to carry out a STEAM activity during teacher education. The results revealed advantages in the integration of STEM disciplines according to the pre-service teachers; and their confidence to plan and implement STEAM activities. The approach promotes the development of the curricular areas involved, but also the development of pedagogical knowledge associated with each of the areas involved, specifically, about the ability to promote interdisciplinarity and collaborative work. Potentialities associated with student learning are identified, namely, the fact of enabling more meaningful learning and a more active role of the student, and a greater motivation for learning.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationCorreia, M., & Martins, M. C. (2023). Perspetivas de Futuros Professores do 1.º Ciclo sobre a Educação STEAM. Uma Experiência Didática na Formação Inicial. In A. Loureiro, D. Rocha, I. Messias, N. Oliveira, & R. Lopes (Eds.). Book of Proceedings 2nd International Congress on 21st Century Literacies (pp. 17-35). Instituto Politécnico de Santarém. ISBN: 978-989-53919-3-6.pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-53919-3-6
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/4605
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Santarémpt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://repositorio.ipsantarem.pt/handle/10400.15/4512pt_PT
dc.subject1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.subjectabordagem integradorapt_PT
dc.subjecteducação STEAMpt_PT
dc.subjectformação de professorespt_PT
dc.subjectIntegrated approachpt_PT
dc.subjectprimary educationpt_PT
dc.subjectSTEAM educationpt_PT
dc.subjectteacher educationpt_PT
dc.titlePerspetivas de Futuros Professores do 1.º Ciclo sobre a Educação STEAMpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSantarémpt_PT
oaire.citation.endPage35pt_PT
oaire.citation.startPage17pt_PT
oaire.citation.title2nd International Congress on 21st Century Literaciespt_PT
person.familyNameCorreia
person.familyNameMarques dos Santos Martins
person.givenNameMarisa
person.givenNameMaria Clara
person.identifier.ciencia-idF319-BEDD-099B
person.identifier.ciencia-id0F1B-1E5E-AAB9
person.identifier.orcid0000-0001-6205-4475
person.identifier.ridC-6766-2014
person.identifier.scopus-author-id57202834080
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication866ed423-d6ba-4d00-8866-e5fe2db4fa9b
relation.isAuthorOfPublicationbdf60d28-175f-441e-9fb0-cea93f2dc963
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoverybdf60d28-175f-441e-9fb0-cea93f2dc963

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
21 century literacies - book of proceedings V02-17-35.pdf
Size:
1.38 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: