Repository logo
 
Publication

O impacto da implementação do processo de Bolonha na eficiência formativa do Instituto Politécnico de Santarém

dc.contributor.advisorLopes, Ilídio Tomás
dc.contributor.authorRodrigues, Maria Sofia Vitorino Sousa Vicente Simão
dc.date.accessioned2013-01-30T15:50:03Z
dc.date.available2013-01-30T15:50:03Z
dc.date.issued2013-01-10
dc.descriptionDissertação, Mestrado, Gestão Pública, Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Gestão e Tecnologia, 2013por
dc.description.abstractNas últimas décadas as Instituições de Ensino Superior têm enfrentado grandes desafios tanto ao nível funcional como estrutural. O mais recente desafio tem por base a assinatura da Declaração de Bolonha que tem por objetivo a criação de um Espaço Europeu de Ensino Superior coeso, competitivo e atrativo. Como resposta, as Instituições adaptaram as suas missões a um ensino que se pretende ser reconhecido na qualidade e na excelência. A nossa investigação assenta numa extensão do trabalho de Veloso et al. (2010) “Factores, representações e práticas institucionais de promoção do sucesso escolar no Ensino Superior” e a nossa análise tem por base uma investigação alicerçada em técnicas quantitativas, de natureza descritiva e exploratória correlacional, tendo como objetivo aferir a eficiência formativa e o nível de empregabilidade do Instituto Politécnico de Santarém, analisando o seu impacto antes e após a implementação do Processo de Bolonha. A mensuração da eficiência formativa foi efetuada através da aplicação de indicadores de desempenho enquanto a mensuração do nível da empregabilidade teve como metodologia base o inquérito por questionário. Foi possível identificar algumas diferenças estatisticamente significativas ao nível da eficiência formativa e da empregabilidade entre os estudantes que terminaram a licenciatura antes e após a implementação do Processo de Bolonha. Os resultados evidenciam a existência de limitações decorrentes da atual conjuntura económica e social adversa à criação de emprego sentida, transversalmente, em todos os países da União Europeia. A monitorização contínua dos indicadores de desempenho pode assumir-se como fonte devantagem competitiva sustentável nas Instituições de Ensino Superior.por
dc.identifier.tid201010089
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/800
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.subjectEmpregabilidadepor
dc.subjectEficiência Formativapor
dc.subjectDeclaração de Bolonhapor
dc.subjectInstituto Politécnico de Santarémpor
dc.titleO impacto da implementação do processo de Bolonha na eficiência formativa do Instituto Politécnico de Santarémpor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
SofiaRodrigues_MestradoGP_2013.pdf
Size:
4.94 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: