Repository logo
 
Publication

A expressão e educação dramática : uma área transversal no pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico

dc.contributor.advisorGuimarães, António Mesquita
dc.contributor.advisorBarroca, Célia
dc.contributor.authorPereira, Marisa
dc.date.accessioned2016-06-15T23:30:00Z
dc.date.available2016-06-15T23:30:00Z
dc.date.issued2015-11-04
dc.descriptionRelatório final apresentado para a obtenção do grau de mestre em Educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico.pt_PT
dc.description.abstractNo seguimento de uma síntese da prática pedagógica realizada nos contextos de jardim-de-infância, de escola de 1º ciclo e de creche, respetivamente, reflito sobre as dificuldades encontradas, sobre as potencialidades detetadas e aspetos a melhorar. Também fundamento algumas das minhas aprendizagens e pontos de vista. No segundo capítulo, pretendo mostrar, com os documentos orientadores, que as expressões artísticas estão incluídas no currículo em Portugal e que, por isso, devem ser desenvolvidas na prática pedagógica. É clarificada a distinção entre os vários conceitos e evidenciada a versatilidade desta área curricular, compreendendo algumas relações possíveis com as restantes áreas de conteúdo presentes nos currículos do Pré-Escolar e do 1º Ciclo, favorecendo a interdisciplinaridade. Sugiro algumas atividades, tendo em conta os fins metodológicos e os conteúdos a abordar relativos ao Meio Físico e Social (Conhecimento do Mundo - Estudo do Meio), à Leitura e Escrita (Língua Portuguesa) e à Matemática, conciliados com a Expressão Dramática. Deste modo, o auge desta investigação, através de um estudo de caso, com a realização de três entrevistas, recai sobre o modo como a expressão dramática é desenvolvida e se são criadas oportunidades em que se evidencie uma articulação com as outras áreas curriculares, na própria prática profissional, tanto nos contextos de Pré-Escolar, de 1º Ciclo e ainda na concretização de teatro direcionado para o público infantil. Verifiquei que a expressão dramática é mais desenvolvida pela educadora de infância do que pela professora de 1º Ciclo, e que a interdisciplinaridade, por meio da expressão dramática, é uma preocupação constante das mesmas, bem como da contadora de histórias.pt_PT
dc.description.abstractSpeech and Drama education: a cross-sectional area in the pre-school and 1st cycle of Basic Education. In following one synthesis of pedagogical practice realized in the context of kindergarten, first cycle of Basic Education and daycare, respectively, I reflect about the difficulties found, the opportunities detected and the aspects to improve. Based also on some of my internships and points of view. In the second chapter, I plan to show, with the guidance documents, that artistic expression is included in the curriculum in Portugal and for that, should be developed in the pedagogical practice. It is clarified the distinction between the various concepts and prove the versatility of this area do the curriculum, understanding some possible connections with the remaining areas of the pre-school and first cycle of Basic Education curriculum, favouring the interdisciplinary. Some activities are suggested, taking into account the methods to achieve and the content relative to Environmental Studies (Physical and Social) (World Knowledge - Social Study), Reading and Writing (Portuguese Language) and Mathematics, reconciled with Dramatic Expression. Therefore, the peak of this investigation, through a case study and three interviews, relies on the way that dramatic expression is developed and if opportunities are created in a way that shows a link with other curriculum areas, in professional practice, and in the context of Kindergarten, first cycle of Basic Education and still in the implementation of theatre aimed at children. It was ascertained that dramatic expression is more developed by the kindergarten teacher than the teacher of first cycle of Basic Education, and that the interdisciplinary by way of dramatic expression is a constant worry of the same, as well as the storytellers.pt_PT
dc.identifier.tid201150557
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/1519
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjectexpressão dramáticapt_PT
dc.subjectcriançapt_PT
dc.subjectinterdisciplinaridadept_PT
dc.subjecteducação pré-escolarpt_PT
dc.subject1º ciclo do ensino básicopt_PT
dc.subjectdramatic expressionpt_PT
dc.subjectchildpt_PT
dc.subjectinterdisciplinarypt_PT
dc.subjectkindergartenpt_PT
dc.subjectfirst cycle of basic educationpt_PT
dc.titleA expressão e educação dramática : uma área transversal no pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básicopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSantarémpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatório Final - Marisa Pereira.pdf
Size:
1.04 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: