Repository logo
 
Publication

Mapeando vivências de uma intervenção socioeducativa com recurso à educação entre pares: os multiplicadores por seus pares e os multiplicadores pelos multiplicadores

dc.contributor.authorCosta, Mércia
dc.contributor.authorPappámikail, Lia
dc.date.accessioned2018-01-08T01:19:23Z
dc.date.available2018-01-08T01:19:23Z
dc.date.issued2017
dc.description.abstractA adolescência é um período da vida em que o indivíduo se distancia simbolicamente da família, vinculando-se àqueles com os quais se identificam, estabelecendo laços de lealdade com seus pares. Isto porque nessa etapa da vida os adolescentes se deparam com vários desafios, tais como: mudanças físicas e biológicas, exigências de autonomia e independência, novas amizades e a preparação para uma profissão. Sendo assim, acredita-se que os adolescentes procuram a ajuda, a interação e o afeto mútuos com os seus pares. Considerando a relevância que os pares exercem na vida do adolescente, acredita-se que a aprendizagem por pares facilita a comunicação e compartilhamento de experiências. Mediante o exposto, o presente artigo explora as impressões dos estudantes/alvo do primeiro ano do curso Técnico em Alimentos Integrado ao Ensino Médio e pelos estudantes/multiplicadores do terceiro ano do mesmo curso, a respeito da experiência de dialogar e compartilhar saberes e vivências com os pares, no tocante a sexualidade e a afetos, usando como referência a metodologia da Educação entre Pares, proposta do Ministério da Saúde e Ministério da Educação. A trajetória metodológica escolhida foi a pesquisa-ação de cunho qualitativo, no qual os dados foram coletados por meio de entrevistas e observação das oficinas realizadas pelos multiplicadores.pt_PT
dc.description.abstractAdolescence is a period of life in which the individual distances himself symbolically from the family, linking with those with whom they identify, establishing bonds of loyalty with their peers. This is because at this stage of life adolescents are faced with various challenges, such as: physical and biological changes, demands for autonomy and independence, new friendships and preparation for a profession. Thus, adolescents are believed to seek mutual help, interaction, and affection with their peers. Considering the relevance that peers exert in the adolescent's life, it is believed that peer learning facilitates communication and sharing of experiences. The present article explores the impressions of the first year students of the Technical Course on Integrated Food to High School and the students / multipliers of the third year of the same course, regarding the experience of dialoguing and sharing knowledge and experiences with the pairs, regarding sexuality and affections, using as a reference the methodology of Peer Education, proposed by the Ministry of Health and the Ministry of Education. The methodological trajectory chosen was the action–research, with a qualitative approach. The data were collected through interviews and observation of the workshops carried out by the multipliers.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationCosta, M. & Pappámikail,L. (2017). Mapeando vivências de uma intervenção socioeducativa com recurso à educação entre pares: os multiplicadores por seus pares e os multiplicadores pelos multiplicadores. Revista da UIIPS, 5(3),22-37.pt_PT
dc.identifier.issn2182-9608
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/1961
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Santarémpt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://ojs.ipsantarem.pt/index.php/REVUIIPS/article/view/418pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectadolescênciapt_PT
dc.subjecteducação entre parespt_PT
dc.subjectsexualidadept_PT
dc.subjectadolescencept_PT
dc.subjectpeer educationpt_PT
dc.subjectsexualitypt_PT
dc.titleMapeando vivências de uma intervenção socioeducativa com recurso à educação entre pares: os multiplicadores por seus pares e os multiplicadores pelos multiplicadorespt_PT
dc.title.alternativeMapping impressions of a social and educational intervention using peer education: the multipliers in the eyes of their peers, and in their own eyespt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSantarémpt_PT
oaire.citation.endPage37pt_PT
oaire.citation.issue3pt_PT
oaire.citation.startPage22pt_PT
oaire.citation.titleRevista da UIIPSpt_PT
oaire.citation.volume5pt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
418-1117-1-PB.pdf
Size:
226.41 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: