Publication
A atividade lúdica como mediador de aprendizagem no processo de transição do pré-escolar para a escolaridade básica
dc.contributor.advisor | Sá, Maria Teresa | |
dc.contributor.author | Glória, Ana Margarida Santos Freire | |
dc.date.accessioned | 2017-08-24T14:40:10Z | |
dc.date.available | 2017-08-24T14:40:10Z | |
dc.date.issued | 2015-02-06 | |
dc.description | Relatório de estágio para a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |
dc.description.abstract | O presente relatório no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico é uma memória reflexiva das atividades realizadas nos estágio ao longo de três semestres, em três contextos diferentes: Jardim de Infância, 1º Ciclo e Creche. Pretende refletir um percurso de aprendizagem e de construção pessoal e profissional, as suas dificuldades, progressos, questionamentos e evoluções. Apresenta-se igualmente um estudo cujo tema emergiu da prática pedagógica: o lúdico como estratégia de ensino aprendizagem e como mediador no processo de transição do pré-escolar para a escolaridade básica. A partir da abordagem do significado e importância do lúdico no desenvolvimento infantil e nas aprendizagens, assim como dos conceitos de transição e continuidade educativa, com base na consulta de diferentes autores o presente estudo tem como objetivo geral compreender de que forma os professores do 1º Ciclo do Ensino Básico (anos iniciais) encaram o lúdico como estratégia de ensino aprendizagem e como mediador no processo de transição do pré-escolar para a escolaridade básica. O estudo, qualitativo e de carácter exploratório, utiliza para a recolha de dados a técnica do inquérito por questionário. Conclui-se que há uma clara valorização das atividades lúdicas e a consciência por parte das professoras que fizeram parte da nossa amostra de que é uma estratégia a que se pode com vantagem recorrer no processo de transição do pré-escolar para o 1º CEB mas não permite verificar que a mesma seja implementada com regularidade e levada em consideração de forma consistente nas planificações | pt_PT |
dc.description.abstract | The present report under the scope of the Masters degree in Pre-school Education and Teaching the 1st Cycle of Basic Education is a reflective memory of the activities carried out in internships over three semesters in three different contexts: Kindergarten, 1st Cycle and Nursery. Is intended to reflect a journey of learning and of personal and professional development, its difficulties, progress, questions and evolutions. It also presents a study which theme emerged from the pedagogical practice: the ludic as a teaching-learning strategy and as a transition process mediator from pre-school to basic education. From the approach of the meaning and importance of ludic in children development and learning, as well the concepts of transition and educational continuity, based on different authors examinations this study general objective is to understand how the 1st Cycle of Basic Education teachers (early years) face the ludic as a teaching-learning strategy and as a transition process mediator from pre-school to basic education. The study, qualitative and of exploratory nature, uses to collect data the technique of inquiry by questionnaire. It can be concluded that there is a clear appreciation of ludic activities and awareness of the teachers who were part of our sample that is a strategy that can advantageously be used in the transition process from pre-school to 1st CEB but not allow to verify that the same is implemented regularly and taken into account consistently in the planning. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201160277 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.15/1881 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | atividade lúdica | pt_PT |
dc.subject | processo de ensino-aprendizagem | pt_PT |
dc.subject | transição | pt_PT |
dc.subject | continuidade educativa | pt_PT |
dc.subject | ludic activity | pt_PT |
dc.subject | teaching-learning strategy | pt_PT |
dc.subject | transition | pt_PT |
dc.subject | educational continuity | pt_PT |
dc.title | A atividade lúdica como mediador de aprendizagem no processo de transição do pré-escolar para a escolaridade básica | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Santarém, Portugal | pt_PT |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico |