Repository logo
 
Publication

Utilização do recurso digital scratch na articulação entre as ciências e a matemática na formação de professores

dc.contributor.authorSantos, Raquel
dc.contributor.authorCorreia, Marisa
dc.date.accessioned2019-06-02T22:39:39Z
dc.date.available2019-06-02T22:39:39Z
dc.date.issued2018
dc.description.abstractAs mudanças na sociedade decorrentes do avanço das tecnologias digitais exigem o desenvolvimento de novas competências nos cidadãos fomentando a criatividade, a flexibilidade e a capacidade de criar soluções inovadoras. Assim, torna-se essencial a formação de professores com capacidade de integrar a tecnologia em sala de aula, especialmente articulando diferentes áreas curriculares e recorrendo a ferramentas de programação, que têm o potencial de desenvolver o pensamento computacional. Neste artigo apresentamos uma experiência didática de utilização da ferramenta Scratch na formação inicial de educadores/professores, numa articulação entre duas unidades curriculares, de Matemática e de Ciências. Esta experiência culminou com a produção, por parte dos estudantes, de um recurso educativo digital para crianças, fazendo uso do Scratch, envolvendo conteúdos das duas unidades curriculares. Através de questionários, analisámos as opiniões dos estudantes sobre essa experiência didática e as perspetivas que desenvolveram para o seu futuro profissional. Os resultados revelaram-se positivos, fazendo sobressair a importância atribuída ao recurso à programação com crianças. Concluímos que experiências desta índole, de integração curricular envolvendo a programação, podem fazer a diferença na formação inicial e no desenvolvimento profissional dos professores.pt_PT
dc.description.abstractThe changes in society arising from the advance of digital technologies require the development of new skills in citizens fomenting creativity, flexibility and capacity of creating innovative solutions. Thus, it is essential to form teachers with the capacity to integrate technology in the classroom, especially articulating different curricular areas and recurring to programming tools, which have the potential of developing computational reasoning. In this paper, we present a didactic experience using the Scratch programming tool in a teacher education program, in an articulation between two courses, one of mathematics and another of sciences. This experience culminated in the production, by prospective teachers, of a digital educational resource for children, using Scratch, involving content of the two courses. Through questionnaires, we analyzed students' opinions about this didactic experience and the perspectives they developed for their future professional. The results are positive, highlighting the importance attributed to the use of programming with children. We conclude that experiences of this kind, of curricular integration involving programming, can make a difference in teacher education and professional development.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationSantos,R. & Correia,M. (2018). Utilização do recurso digital scratch na articulação entre as ciências e a matemática na formação de professores. IN Livro de Atas do V Congresso Internacional TIC e Educação. Lisboa, 2007-2014.ISBN 978-989-8753-46-5pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-8753-46-5
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/2596
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherIEULpt_PT
dc.subjectinterdisciplinaridadept_PT
dc.subjectformação de professorespt_PT
dc.subjectScratchpt_PT
dc.subjectinterdisciplinaritypt_PT
dc.subjectteacher educationpt_PT
dc.titleUtilização do recurso digital scratch na articulação entre as ciências e a matemática na formação de professorespt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceInstituto de Educação da Universidade de Lisboapt_PT
oaire.citation.endPage2014pt_PT
oaire.citation.startPage2007pt_PT
oaire.citation.titleLivro de Atas do V Congresso Internacional TIC e Educaçãopt_PT
person.familyNameSantos
person.familyNameCorreia
person.givenNameRaquel
person.givenNameMarisa
person.identifier.ciencia-id571C-F6FA-38B7
person.identifier.ciencia-idF319-BEDD-099B
person.identifier.orcid0000-0003-3838-6626
person.identifier.orcid0000-0001-6205-4475
person.identifier.ridC-6766-2014
person.identifier.scopus-author-id57202834080
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublicationdb534012-0239-499d-856e-0f46ea916513
relation.isAuthorOfPublication866ed423-d6ba-4d00-8866-e5fe2db4fa9b
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoverydb534012-0239-499d-856e-0f46ea916513

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Resumo ticeduca.pdf
Size:
238.94 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: