Repository logo
 
Publication

Modelo de ensino dos 7E nas aulas de ciências nos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico: percursos de aprendizagem

dc.contributor.advisorLinhares, Elisabete
dc.contributor.authorLaranginha, Rita Catarina Luís
dc.date.accessioned2024-04-23T20:46:04Z
dc.date.available2024-04-23T20:46:04Z
dc.date.issued2024-02-28
dc.descriptionMestrado em Ensino do 1º ciclo e de Matemática e Ciências da Naturais no 2º ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.description.abstractO presente relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação de Santarém, estando organizado em duas partes. Na primeira parte encontra-se uma descrição da prática de ensino supervisionada no 1.º e 2.º Ciclo, acompanhada por uma reflexão acerca da mesma. A segunda parte contempla a componente investigativa, que teve como objetivo compreender o impacto de uma abordagem didática baseada no modelo de ensino dos 7E, nas aprendizagens dos alunos do 1.º e 2.º Ciclo, nas aulas de ciências. Nesta investigação de natureza qualitativa, os dados foram obtidos através da observação participante, entrevistas e análise documental. Os resultados deste estudo mostraram que este modelo teve um impacto positivo nos alunos, tendo adquirido conhecimentos científicos e desenvolvido competências preconizadas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.pt_PT
dc.description.abstractThis report was elaborated within the scope of the Masters Degree in Teaching of the 1 st Cycle of Basic Education and of Mathematics and Natural Sciences in the 2 nd Cycle of Basic Education at the Escola Superior de Educação de Santarém, and is divided into two parts. The first part contains a description of supervised teaching practice in the 1st and 2nd Cycle, accompanied by a reflection. The second part includes the investigative component, which aimed to understand the impact of a didatic approach based on the 7E teaching model, on the learning of 1st and 2nd Cycle students in science classes. In this qualitative investigation, data were obtained through participant observation, interviews and documentary analysis. The results of this study showed that this model had a positive impact on students, having acquired scientific knowledge and developed skills recommended in the Profile of Students leaving Compulsory Education.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.other203587979
dc.identifier.tid203587979
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/4811
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjectModelo de ensino dos 7Ept_PT
dc.subjectciênciaspt_PT
dc.subjectInquirypt_PT
dc.subjectperfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatóriapt_PT
dc.subject7E teaching modept_PT
dc.subjectsciencespt_PT
dc.subjectprofile of students leaving compulsory educationpt_PT
dc.titleModelo de ensino dos 7E nas aulas de ciências nos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico: percursos de aprendizagempt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSantarémpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameDissertação de Mestradopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatório Estágio_M1MCN_ Rita Laranginha .pdf
Size:
2.78 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: