Repository logo
 
Publication

Educação à distância no ensino superior em Moçambique: uma realidade, um desafio.

dc.contributor.advisorLoureiro, Ana
dc.contributor.authorLumbela, Narciso Amoroso Salomão
dc.date.accessioned2018-01-30T09:22:31Z
dc.date.available2018-01-30T09:22:31Z
dc.date.issued2017-12-13
dc.descriptionDissertação apresentada para a obtenção do grau de Mestre na Área de Educação e Comunicação Multimédiapt_PT
dc.description.abstractO presente estudo tem como tema “Educação a distância no ensino superior em Moçambique: uma realidade, um desafio” e foi desenvolvido no âmbito do Mestrado de Educação e Comunicação Multimédia e teve como objectivo a análise do modelo de educação a distância adotado pela Escola Superior Aberta, refletindo sobre os principais obstáculos enfrentados pelos estudantes relacionado com o uso de tecnologias educativas ajustadas à esta modalidade. Para a concretização do objectivo supracitado, privilegiámos a aplicação de um questionário e uma entrevista em profundidade como instrumentos de recolha de dados. Igualmente fez-se a revisão bibliográfica e documental. A amostra do estudo foi constituída por estudantes que frequentam cursos a distância oferecidos pela Escola Superior Aberta em Nampula. A principal conclusão a que chegamos foi a que, o modelo adotado por esta Escola se adequa a realidade e condições socioeconómicas e do desenvolvimento tecnológico da província de Nampula, uma vez que ficou demonstrado que os intervenientes têm acesso e habilidades de manipulação das tecnologias de informação e comunicação, necessitando apenas de alguns ajustes para responder a algumas necessidades específicas relacionadas com ambientes virtuais de aprendizagem.pt_PT
dc.description.abstractThis study has its theme "Distance Education in higher Education in Mozambique: a reality, a challenge" and was developed under the scope of Master of Education and Multimedia Communication, aiming at analyzing the model of distance education adopted by (Higher Open School) ‘Escola Superior Aberta’, reflecting on the main obstacles faced by students related to the use of educational technologies set to this model. To achieve the aforementioned objective, it was privileged the use of a questionnaire and an interview in depth as instruments of data collection. In addition, a literature and documentary review were carried out. The study sample consisted of students attending distance courses offered by the Higher Open School ‘Escola Superior Aberta’ in Nampula. The main conclusion reached was that the model adopted by this school suits to the reality, socio-economic, and technological development conditions of Nampula Province, since it was shown that the participants have access to and hability of handling the information technology and communication, requiring only a few adjustments to respond to some specific needs related to virtual learning environments.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.other201831155
dc.identifier.tid201831155
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/2078
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjecteducação à distânciapt_PT
dc.subjecttecnologias de informação e comunicaçãopt_PT
dc.subjectensino superiorpt_PT
dc.subjectMoçambiquept_PT
dc.subjectdistance educationpt_PT
dc.subjectinformation technology and communicationpt_PT
dc.subjecthigher educationpt_PT
dc.subjectMozambiquept_PT
dc.titleEducação à distância no ensino superior em Moçambique: uma realidade, um desafio.pt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSantarém, Portugalpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEducação e Comunicação Multimédia

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
DISSERTACAO-NARCISO LUMBELA-VFINAL.pdf
Size:
2.06 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: