Repository logo
 
Publication

MĂșltiplos olhares (mĂșltiplos futuros?): a oportunidade de inovar com o marketing territorial

dc.contributor.authorRuivo, P.
dc.date.accessioned2010-08-17T13:40:42Z
dc.date.available2010-08-17T13:40:42Z
dc.date.issued2010
dc.description.abstractNesta comunicação pretende-se discutir de que forma as polĂ­ticas de marketing podem ser dirigidas para um territĂłrio com caracterĂ­sticas muito prĂłprias – o territĂłrio rural. Sintetizam-se assim, as principais actuaçÔes de marketing que podem consubstanciar um plano estratĂ©gico que represente uma oportunidade para a dinĂąmica destes territĂłrios. Os objectivos mais gerais da aplicação de marketing territorial prendem-se com a possibilidade de utilizar factores de diferenciação que possam ajudar a manter os residentes e organizaçÔes e a incrementar a atracção de novos residentes, trabalhadores turistas e investidores. As estratĂ©gias a adoptar para potenciar a atracção de utilizadores passam pelo conhecimento das diversas tipologias da procura. Foram jĂĄ, em comunicaçÔes anteriores, apresentados os resultados do estudo realizado na margem direita da albufeira do Castelo de Bode, em que se privilegiou a caracterização dos utilizadores visitantes. Neste artigo expressam-se pontos fundamentais a abordar para analisar de que forma os gestores do territĂłrio podem conjugar os elementos tangĂ­veis e intangĂ­veis, necessĂĄrios ao desenvolvimento local e rural, com foco, agora, nos residentes e nas instituiçÔes/organizaçÔes que detĂ©m responsabilidades na gestĂŁo do territĂłrio. A actuação mais adequada Ă© a que consegue a melhor satisfação e bem-estar dos utilizadores com um mĂ­nimo de esforço econĂłmico, logo com uma eficiente e eficaz alocação dos recursos. Neste texto propĂ”e-se ainda a descrição de um conjunto de noçÔes que apoiam a possibilidade de aplicação da teoria de marketing territorial especificamente aos territĂłrios rurais, ainda que, inevitavelmente se registe a complexidade acrescida que lhe conferem os mĂșltiplos olhares de um elevado nĂșmero de actores envolvidos e a dificuldade de perspectivar mĂșltiplos futuros face Ă  manutenção do despovoamento dos territĂłrios rurais.por
dc.identifier.citationRUIVO, P. - MĂșltiplos olhares (mĂșltiplos futuros?): a oportunidade de inovar com o marketing territorial. In IV Congresso de Estudos Rurais: Mundos rurais em Portugal - mĂșltiplos olhares, mĂșltiplos futuros. Tema 5: Actores, dinĂąmicas e inovação em meio rural: Livro de actas, 2010: 1404-1576por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/143
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyes
dc.publisherSociedade Portuguesa de Estudos Rurais, Universidade de Aveiropor
dc.relation.publisherversionhttp://www.sper.pt/4cer/LivroActasFinal_corrigido.pdfpor
dc.subjectZona ruralpor
dc.subjectTurismo ruralpor
dc.subjectMarketingpor
dc.titleMĂșltiplos olhares (mĂșltiplos futuros?): a oportunidade de inovar com o marketing territorialpor
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceAveiropor
oaire.citation.endPage1412por
oaire.citation.startPage1404por
oaire.citation.titleIV Congresso de Estudos Rurais: Mundos rurais em Portugal - mĂșltiplos olhares, mĂșltiplos futuros. 4 a 6 de Fevereiro de 2010por
person.familyNameLĂșcia da Mata SilvĂ©rio Ruivo
person.givenNamePaula
person.identifier.ciencia-id5211-EB99-9145
person.identifier.orcid0000-0001-6868-2894
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typeconferenceObjectpor
relation.isAuthorOfPublicationda2dda34-6ec1-4fc3-91cb-869d8e0b8a0f
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryda2dda34-6ec1-4fc3-91cb-869d8e0b8a0f

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
RUIVOPL_olhares2010.pdf
Size:
993.06 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: