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O presente artigo responde aos objectivos de uma investigação que, ancorada
na Sociologia da Infância, quis averiguar e perceber como é que as crianças
manifestam os amigos imaginários nas suas vidas, através da recolha de narrativas
das crianças, em contexto de Jardim de Infância.
Ao tomarmos as crianças como actores sociais competentes no processo de
socialização estamos a reconhecer-lhes um papel activo na construção e
determinação das suas vidas e nas vidas dos que as rodeiam (adultos e crianças);
valorizando-se a sua capacidade de produção simbólica e a constituição das suas
práticas em sistemas organizados, ou seja, em culturas.
É nos meandros das culturas da infância que situamos os Amigos Imaginários,
as “criações invisíveis”, ou objectos personificados, a “quem” as crianças dotam de
vida e com os quais interagem; e cuja fundamentação da sua génese necessitou de
um cruzamento multidisciplinar, com a Psicologia, Medicina e Neurobiologia.
“Criações invisíveis” que, assumindo o papel de amigos ou irmãos das crianças,
se tormam seus companheiros nas aventuras quotidianas… os seus aliados nos
momentos “difíceis”… a expressão (e o alcance) da vontade e do desejo… a
possibilidade de eliminar os constrangimentos que a realidade apresenta e de viver as
oportunidades da fantasia… explorando (e aprendendo com) todas as (suas)
contradições e possibilidades… (re)construindo e (re)construindo-se… - The present article responds to the objectives of an investigation which was
anchored in the sociology of childhood and intended to discover, through children’s
narratives gathered in Kindergarten context, how they demonstrate their imaginary
friends in their lives.
When we regard children as competent social actors in the socialization process
we are taking into consideration their active role in the construction and determination
of their lives and of those around them (children or adults), valuing their ability of
symbolic production and the constitution of their practices in organized systems or
cultures.
It is in the middle of childhood cultures that we situate Imaginary Friends, the
“invisible creations” or personified objects to “whom” children endow with life and with
whom they interact; the fundament of their genesis required a multidisciplinary crossing
with Psychology, Medicine and Neurobiology.
“Invisible Creations” that, assuming children’s friends or siblings role, become
their companions in everyday adventures…their allies in “difficult” times…the
expression (and accomplishment) of will and desire…the possibility of ending the
troubles that reality presents and of living their fantasy opportunities…exploring (and
learning with) all (their) contradictions and possibilities… (re)constructing and
(re)constructing themselves.
Description
Keywords
Crianças Amigos imaginários Culturas da infância Reprodução interpretativa
Citation
FERREIRA, Margarida Rosa Ramos - "...Porque quando sai de casa fica invisível e eu não sei onde ele está!": Imergindo nos meandros das culturas da infância...Para a desocultação dos amigos imaginários das crianças... Revista Interacções. Nº10 (2008), p.14-38
Publisher
Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Educação