Repository logo
 
Publication

O conflito na educação de infância: conceções e práticas dos educadores

dc.contributor.advisorUva, Marta
dc.contributor.authorDias, Joana Rita Andrade
dc.date.accessioned2018-01-11T09:16:45Z
dc.date.available2018-01-11T09:16:45Z
dc.date.issued2017-12-05
dc.description.abstractO presente relatório, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar realizado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém, está dividido em três partes. A primeira parte é dedicada aos estágios em três contextos, dois de creche e um de jardim-de-infância e refere-se aos trabalhos e projetos desenvolvidos ao longo do percurso académico. A segunda parte refere-se à componente investigativa “O conflito na educação de infância: Conceções e práticas dos educadores.” O principal objetivo deste estudo centra-se em compreender qual o papel do/a educador/a na gestão de conflitos entre as criança em contexto educativo. Pretende-se ao longo deste estudo perceber qual o modo como as educadoras de infância conceptualizam o conflito e identificar e descrever as estratégias que utilizam na resolução/mediação dos conflitos. O estudo realizado é de natureza qualitativa, recolhendo informação documental a partir da bibliografia consultada e através de entrevistas semiestruturadas realizadas a quatro educadoras, consequentemente os dados recolhidos foram sujeitos a análise. A terceira e última parte, considerações finais, sintetiza o percurso realizado e o seu contributo para o desenvolvimento e crescimento pessoal e profissional da autora, como futura educadora de infância. Concluindo este estudo permitiu conhecer diversas estratégias a utilizar na resolução dos conflitos mas mais importante, independentemente da estratégia, é respeitar e mostrar reconhecimento sobre aquilo que a criança esta a sentir e levar as crianças a serem participantes no processo de resolução de conflitos. A solução deve sempre ser justa e razoável.pt_PT
dc.description.abstractThis report, in the scope of Master’s Degree in Pre-School Education held at School of Education of the Polytechnic Institute of Santarém, is divided into three parts. The first part is dedicated to the placements performed in three contexts, two of them in nursery and one of kindergarten and refers to the works and projects developed along the academic career. The second part refers to the research component "The Conflict in Childhood Education: Conceptions and Practices of Educators". The main objective of this study is to understand the role of the educator in the management of Between children in an educational context. It is intended throughout this study to understand how the educators of childhood conceptualize the conflict and to identify and to describe the strategies that they use in the resolution / mediation of the conflicts. The study was qualitative in nature, collecting documentary information from the bibliography consulted and through semi-structured interviews conducted to four educators, consequently the data collected were subject to analysis. The third and last part, final considerations, summarizes the course and contribution to the development and personal and professional growth of the author as a future kindergarten teacher. Concluding this study allowed to know several strategies to be used in conflict resolution but more important, regardless of strategy, is to respect and show recognition of what the child is feeling and lead children to be participants in the conflict resolution process. The solution must always be fair and reasonable.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.other201791803
dc.identifier.tid201791803
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/1985
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectconflitopt_PT
dc.subjectmediaçãopt_PT
dc.subjecteducador de infânciapt_PT
dc.subjectsocializaçãopt_PT
dc.subjectconflictpt_PT
dc.subjectmediationpt_PT
dc.subjectchildhood educatorpt_PT
dc.subjectsocializationpt_PT
dc.titleO conflito na educação de infância: conceções e práticas dos educadorespt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSantarém, Portugalpt_PT
oaire.citation.titleRelatório final apresentado para obtenção do Grau de Mestre em Educação Pré-Escolarpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEducação Pré-Escolar

Files

Original bundle
Now showing 1 - 2 of 2
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatorio completo Final.pdf
Size:
1.08 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Capa Final. docx.pdf
Size:
158.15 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: