Repository logo
 
Publication

Autonomia comportamental das crianças no pré-escolar e papel dos docentes na sua aquisição

dc.contributor.advisorGuimarães, António Mesquita
dc.contributor.authorParreira, Cátia Sofia Duarte
dc.date.accessioned2017-08-18T10:13:20Z
dc.date.available2017-08-18T10:13:20Z
dc.date.issued2014-06-17
dc.descriptionRelatório de Estágio apresentado para a obtenção do grau de Mestre na especialidade de Educação de Pré-Escolarpt_PT
dc.description.abstractO presente relatório de estágio sintetiza diversas experiências e aprendizagens obtidas em contextos de estágio de creche e jardim de infância durante dois semestres, estando dividido em duas partes. A primeira é direcionada para a apresentação dos contextos de estágio e do meu percurso de desenvolvimento profissional. E a segunda enfatiza a minha questão de pesquisa aprofundada através de um estudo investigativo assente na recolha de dados no jardim de infância. A mesma encontra-se relacionada com autonomia comportamental das crianças em idade pré-escolar, mais concretamente sobre os comportamentos de autonomia que cada faixa etária do jardim de infância possui. Com base nos dados recolhidos concluí que as diversas faixas etárias apresentam uma autonomia apropriada de acordo com o que é mencionado por diversos autores, embora se revele diferente em cada uma das idades sendo influenciada por diversos fatores.pt_PT
dc.description.abstractThe following traineeship reports various experiences and learnings obtained in context of traineeship in daycare and kindergarten during two semesters, being separated in two parts. The first is directed to the presentation of the contexts of traineeship and my course of professional development. And the second emphasizes my question in depth research through investigative study based in data collection in kindergarten. The same is related to behavioral autonomy of children in pre-school age, more concretely about the autonomy behaviors that each age group have in kindergarten. Based on data collection I concluded that the several age groups exhibit the appropriate autonomy, according wich is mentioned by many autors, although it reveals different in each age being influenced by several factors.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.tid201151960
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/1861
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectestágiopt_PT
dc.subjectdesenvolvimento profissionalpt_PT
dc.subjectestudo investigativopt_PT
dc.subjectautonomia comportamentalpt_PT
dc.subjecttraineeshippt_PT
dc.subjectprofessional developmentpt_PT
dc.subjectinvestigative studypt_PT
dc.subjectbehavioral autonomypt_PT
dc.titleAutonomia comportamental das crianças no pré-escolar e papel dos docentes na sua aquisiçãopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSantarém, Portugalpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEducação Pré-Escolar

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatório de Estágio.pdf
Size:
986.48 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: