Repository logo
 
Publication

Impacto de uma sessão no 1.º Ciclo do Ensino Básico desperdício alimentar com recurso a um jogo online

dc.contributor.authorCorreia, Marisa
dc.contributor.authorLinhares, Elisabete
dc.date.accessioned2021-11-30T16:46:36Z
dc.date.available2021-11-30T16:46:36Z
dc.date.issued2019
dc.description.abstractPerante os desafios de uma sociedade em constante mudança, pautada pelos diversos avanços da ciência e da tecnologia, torna-se fundamental que a escola e os seus professores respondam de forma assertiva a todas estas demandas, tomando consciência do potencial que os recursos digitais podem ter no pro-cesso de ensino e de aprendizagem dos alunos. Um ensino centrado no aluno tendo por base o jogo online poderá contribuir para o seu envolvimento e des-pertar o seu interesse, refletindo-se nas suas aprendizagens. Partindo desse pressuposto, este estudo qualitativo procurou verificar qual o impacto de uma sessão de formação sobre desperdício alimentar com recurso a um jogo online em alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Para o efeito, em cada turma, a ses-são envolveu um primeiro momento de apresentação e discussão do tema se-guido da exploração de um jogo online intitulado “A família Consciência vai às compras” em grupos de alunos. O jogo foi concebido pelo Centro de Com-petência TIC de Santarém tendo por base os materiais pedagógicos desenvol-vidos pela equipa do projeto sensibilizar para o desperdício alimentar. No final do jogo, além da discussão promovida em torno da problemática, cada aluno respondeu a um questionário online para se aceder às suas perceções sobre a sessão. A professora titular de cada turma participante foi igualmente convi-dada a responder a um questionário online para avaliar a sessão. Participa-ram um total de 93 alunos e 4 professoras. Os dados obtidos permitiram verifi-car o jogo online promoveu a motivação e o interesse dos alunos ao longo de toda a intervenção. As docentes consideraram que o jogo digital envolveu os alunos por se tratar de um jogo interativo com uma linguagem acessível. Os jogos online poderão favorecer o processo de ensino-aprendizagem se devida-mente contextualizados e explorados em sala de aula.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationCorreia, M., & Linhares, E. (2019). Impacto de uma sessão no 1.º Ciclo do Ensino Básico desperdício alimentar com recurso a um jogo online. In B., Cavadas, E. Linhares, M. C. Martins, M. Correia, N. Mestrinho, N. Branco, R. Santos & S. Colaço (Orgs.). ebook do encontro IEMC2019 Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências (pp. 231-232). Unidade de Investigação do Instituto Politécnico de Santarém.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/3764
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Santarém. Unidade de Investigaçãopt_PT
dc.subjectdesperdício alimentarpt_PT
dc.subjectjogo onlinept_PT
dc.subject1.º Ciclopt_PT
dc.titleImpacto de uma sessão no 1.º Ciclo do Ensino Básico desperdício alimentar com recurso a um jogo onlinept_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSantarémpt_PT
oaire.citation.endPage232pt_PT
oaire.citation.startPage231pt_PT
oaire.citation.titleIEMC2019 Inovação no Ensino da Matemática e das Ciênciaspt_PT
person.familyNameCorreia
person.givenNameMarisa
person.identifier.ciencia-idF319-BEDD-099B
person.identifier.orcid0000-0001-6205-4475
person.identifier.ridC-6766-2014
person.identifier.scopus-author-id57202834080
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublication866ed423-d6ba-4d00-8866-e5fe2db4fa9b
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery866ed423-d6ba-4d00-8866-e5fe2db4fa9b

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
poster IEMC_MC_EL.pdf
Size:
2.11 MB
Format:
Adobe Portable Document Format