Publication
Impacto de uma sessão no 1.º Ciclo do Ensino Básico desperdício alimentar com recurso a um jogo online
dc.contributor.author | Correia, Marisa | |
dc.contributor.author | Linhares, Elisabete | |
dc.date.accessioned | 2021-11-30T16:46:36Z | |
dc.date.available | 2021-11-30T16:46:36Z | |
dc.date.issued | 2019 | |
dc.description.abstract | Perante os desafios de uma sociedade em constante mudança, pautada pelos diversos avanços da ciência e da tecnologia, torna-se fundamental que a escola e os seus professores respondam de forma assertiva a todas estas demandas, tomando consciência do potencial que os recursos digitais podem ter no pro-cesso de ensino e de aprendizagem dos alunos. Um ensino centrado no aluno tendo por base o jogo online poderá contribuir para o seu envolvimento e des-pertar o seu interesse, refletindo-se nas suas aprendizagens. Partindo desse pressuposto, este estudo qualitativo procurou verificar qual o impacto de uma sessão de formação sobre desperdício alimentar com recurso a um jogo online em alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Para o efeito, em cada turma, a ses-são envolveu um primeiro momento de apresentação e discussão do tema se-guido da exploração de um jogo online intitulado “A família Consciência vai às compras” em grupos de alunos. O jogo foi concebido pelo Centro de Com-petência TIC de Santarém tendo por base os materiais pedagógicos desenvol-vidos pela equipa do projeto sensibilizar para o desperdício alimentar. No final do jogo, além da discussão promovida em torno da problemática, cada aluno respondeu a um questionário online para se aceder às suas perceções sobre a sessão. A professora titular de cada turma participante foi igualmente convi-dada a responder a um questionário online para avaliar a sessão. Participa-ram um total de 93 alunos e 4 professoras. Os dados obtidos permitiram verifi-car o jogo online promoveu a motivação e o interesse dos alunos ao longo de toda a intervenção. As docentes consideraram que o jogo digital envolveu os alunos por se tratar de um jogo interativo com uma linguagem acessível. Os jogos online poderão favorecer o processo de ensino-aprendizagem se devida-mente contextualizados e explorados em sala de aula. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Correia, M., & Linhares, E. (2019). Impacto de uma sessão no 1.º Ciclo do Ensino Básico desperdício alimentar com recurso a um jogo online. In B., Cavadas, E. Linhares, M. C. Martins, M. Correia, N. Mestrinho, N. Branco, R. Santos & S. Colaço (Orgs.). ebook do encontro IEMC2019 Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências (pp. 231-232). Unidade de Investigação do Instituto Politécnico de Santarém. | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.15/3764 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Instituto Politécnico de Santarém. Unidade de Investigação | pt_PT |
dc.subject | desperdício alimentar | pt_PT |
dc.subject | jogo online | pt_PT |
dc.subject | 1.º Ciclo | pt_PT |
dc.title | Impacto de uma sessão no 1.º Ciclo do Ensino Básico desperdício alimentar com recurso a um jogo online | pt_PT |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Santarém | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 232 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 231 | pt_PT |
oaire.citation.title | IEMC2019 Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências | pt_PT |
person.familyName | Correia | |
person.givenName | Marisa | |
person.identifier.ciencia-id | F319-BEDD-099B | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-6205-4475 | |
person.identifier.rid | C-6766-2014 | |
person.identifier.scopus-author-id | 57202834080 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | conferenceObject | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 866ed423-d6ba-4d00-8866-e5fe2db4fa9b | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 866ed423-d6ba-4d00-8866-e5fe2db4fa9b |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1