Repository logo
 
Publication

Reflexão sobre uma experiência de ensino no âmbito da formação contínua em matemática: a aprendizagem dos alunos e a prática do professor

dc.contributor.authorRamos, Cecília
dc.contributor.authorBranco, Neusa Cristina Vicente
dc.date.accessioned2010-12-17T09:55:31Z
dc.date.available2010-12-17T09:55:31Z
dc.date.issued2009
dc.description.abstractA Formação Contínua contribui para promover uma prática reflexiva nos professores muitas vezes centrada na sua prática lectiva e nas suas necessidades de formação específica como é exemplo o Programa de Formação Contínua em Matemática. Este artigo apresenta a análise do relato de uma aula de Matemática que consta do portefólio realizado pela primeira autora no âmbito da sua participação num grupo de formação deste Programa de Formação da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém, no ano lectivo 2007-08, do qual a segunda autora era formadora. Este artigo salienta a preparação da tarefa, o seu enquadramento curricular e a sua pertinência no âmbito do desenvolvimento da aprendizagem da Geometria, nomeadamente, do desenvolvimento da visualização e de compreensão das propriedades das figuras, bem como a análise das resoluções dos alunos realizada pela formanda. Uma vertente bastante significativa deste Programa de Formação é a reflexão sobre a prática lectiva que é fomentada nas sessões conjuntas e tem por base as sessões de acompanhamento. A formanda apresenta relativamente à concretização desta tarefa e da reflexão que promove contributos da participação nesta formação para o seu desenvolvimento profissional, nomeadamente a continuação de uma prática reflexiva sobre o desempenho e as aprendizagens dos alunos. - In-service teachers training programmes, such as the Teacher In-service Educational Programme in Mathematics, help to promote a reflective practice in teachers often focused on their teaching and their need for specific training. This article presents an analysis of a narrative of a math class written by the first author in her portfolio as part of her participation in the Teachers Training Programme from Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém, in the academic year 2007-08. This article emphasizes the preparation of the task, its curriculum framework and its relevance for the development of geometry learning, namely the development of the visualization ability and the understanding of the properties of figures, like as the analysis of the students’ resolutions conducted by the teacher. A very significant aspect of this Educational Programme is the reflection fostered in joint sessions about the teaching practice observed in the supervision sessions. The teacher shows some impacts of this Programme on her professional knowledge, namely on her reflection competences about students’ learning and performance.por
dc.identifier.citationRAMOS, Cecília; BRANCO, Neusa - Reflexão sobre uma experiência de ensino no âmbito da formação contínua em matemática: a aprendizagem dos alunos e a prática do professor. Revista Interacções. Nº12 (2009), p.44-64por
dc.identifier.issn1646-2335
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/363
dc.language.isoporpor
dc.publisherInstituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Educaçãopor
dc.relation.publisherversionhttp://nonio.eses.pt/interaccoes/artigos/L3%20-%20Ramos%20e%20Branco%283%29.pdfpor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectReflexão do professorpor
dc.subjectPrática lectivapor
dc.subjectAprendizagem da Geometriapor
dc.subjectTangrampor
dc.titleReflexão sobre uma experiência de ensino no âmbito da formação contínua em matemática: a aprendizagem dos alunos e a prática do professorpor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSantarémpor
oaire.citation.endPage64p.por
oaire.citation.startPage44p.por
oaire.citation.titleRevista Interacçõespor
person.familyNameBranco
person.givenNameNeusa
person.identifier.ciencia-idD411-2049-433B
person.identifier.orcid0000-0003-4695-0098
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor
relation.isAuthorOfPublication626018e6-65c4-4ab4-b413-b3de3eb3f30a
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery626018e6-65c4-4ab4-b413-b3de3eb3f30a

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
L3.pdf
Size:
191.62 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: