Repository logo
 
Publication

Os hábitos de sono e suas implicações em contexto educativo

dc.contributor.advisorSeixas, Sónia
dc.contributor.authorAbreu, Marisa Camacho de
dc.date.accessioned2016-12-28T17:02:56Z
dc.date.available2016-12-28T17:02:56Z
dc.date.issued2016-10-26
dc.descriptionRelatório final apresentado para a obtenção do grau de mestre em Educação pré- escolar e em Ensino do 1.º ciclo doensino básicopt_PT
dc.description.abstractO presente relatório de estágio apresenta, de forma sucinta, o percurso desenvolvido ao longo de três semestres. A primeira parte é referente aos estágios curriculares. Na segunda parte apresenta-se o trabalho de investigação, do qual, os objetivos principais passam por perceber se os hábitos de sono têm repercussões no contexto educativo e conhecer as estratégias de promoção de hábitos de sono dos profissionais de educação. A investigação é de natureza qualitativa, assentando na análise descritiva do questionário implementado aos pais e da análise das entrevistas às educadoras e professoras. A amostra foi composta por vinte sujeitos, sendo dezasseis por questionário e quatro por entrevista. Constatou-se que educadoras e professoras estão atentas às repercussões dos hábitos do sono, mas sentem necessidade de saber mais informação e organização nas suas práticas, para facilitar o descanso das crianças e auxiliar os pais na implementação de rotinas saudáveis. No final, encontram-se as considerações finais da investigação e uma reflexão sobre o percurso académico desenvolvido no mestrado.pt_PT
dc.description.abstractThis internship report presents, briefly, the course developed over three semesters. The first part is related to traineeships. The second part presents the research work, which, the main objectives undergo realize if sleep habits have repercussions in the educational context and about promotion strategies sleep habits of education professionals. The research is qualitative, relying on descriptive analysis of the questionnaire implemented to parents and analysis of interviews with educators and teachers. The sample consisted of twenty subjects, sixteen for four questionnaire interview. Found was found that educators and teachers are attentive to the effects of sleep habits, but feel the need to know more information and organization in their practices to facilitate the rest of the children and assist parents to implement healthy routines. At the end, it is the final considerations of research and reflection on the academic path developed in the masters.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/acceptedVersionpt_PT
dc.identifier.tid201385031
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/1658
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjectcriançapt_PT
dc.subjecthábitos de sonopt_PT
dc.subjectensino pré-escolarpt_PT
dc.subjectescolapt_PT
dc.subjectchildpt_PT
dc.subjectsleeping habitspt_PT
dc.subjectpre-schoolpt_PT
dc.subjectschoolpt_PT
dc.titleOs hábitos de sono e suas implicações em contexto educativopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSantarémpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatório final 11-2016.pdf
Size:
1.6 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: