Browsing by Issue Date, starting with "2016-10-26"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Os hábitos de sono e suas implicações em contexto educativoPublication . Abreu, Marisa Camacho de; Seixas, SóniaO presente relatório de estágio apresenta, de forma sucinta, o percurso desenvolvido ao longo de três semestres. A primeira parte é referente aos estágios curriculares. Na segunda parte apresenta-se o trabalho de investigação, do qual, os objetivos principais passam por perceber se os hábitos de sono têm repercussões no contexto educativo e conhecer as estratégias de promoção de hábitos de sono dos profissionais de educação. A investigação é de natureza qualitativa, assentando na análise descritiva do questionário implementado aos pais e da análise das entrevistas às educadoras e professoras. A amostra foi composta por vinte sujeitos, sendo dezasseis por questionário e quatro por entrevista. Constatou-se que educadoras e professoras estão atentas às repercussões dos hábitos do sono, mas sentem necessidade de saber mais informação e organização nas suas práticas, para facilitar o descanso das crianças e auxiliar os pais na implementação de rotinas saudáveis. No final, encontram-se as considerações finais da investigação e uma reflexão sobre o percurso académico desenvolvido no mestrado.
- Autonomia no pré-escolar : estratégias utilizadas pelo educador de infânciaPublication . Nascimento, Vânia Cancelinha Mota Veiga; Seixas, Sónia; Tagarro, MartaO presente relatório refere-se á Investigação na Prática de Ensino Supervisionada efetuada ao longo do ano letivo 2013-2014 do Mestrado em Educação Pré-Escolar. Inicialmente foram caracterizadas as instituições onde decorreram os estágios, com uma abordagem aprofundada sobre a prática de ensino na creche e pré-escolar, destacando as atividades mais relevantes, temas de projetos integrados nos estágios e todo o processo de avaliação e observação efetuados. O trabalho de investigação destaca a importância em desenvolver a autonomia na criança desde as idades de creche, tendo como titulo “ Autonomia no Pré-Escolar”. A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa, onde as entrevistas a seis educadoras de infância foram a ferramenta escolhida. A análise de dados e discussão de resultados foram realizados cuidadosamente, de forma a responder á questão levantada no projeto: “Quais as estratégias utilizadas pelo educador de infância para desenvolver a autonomia nas crianças?” Após análise detalhada de toda a informação recolhida, chegou-se á conclusão que a implementação de uma rotina diária nas crianças foi um elemento transversal a todas as entrevistas realizadas às educadoras, na medida em que as rotinas representam um papel fundamental para o desenvolvimento da sua autonomia.
- O papel da aprendizagem cooperativa na educação pré-escolar e ensino do 1.º CEB - perspetiva dos docentes e criançasPublication . Cunha, Fabiana; Uva, MartaO presente relatório reflete o percurso efetuado ao longo do Mestrado em Educação Pré- Escolar e em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, tendo como apoio as práticas vivenciadas, as aprendizagens expressivas para o meu percurso enquanto futura profissional da educação e, por fim, o estudo investigativo desenvolvido ao longo do mesmo. A organização do relatório contempla quatro partes. A primeira refere-se à dimensão reflexiva, onde são descritos os aspetos mais pertinentes acerca dos contextos de estágio (pré-escolar, 1.º ciclo do ensino básico e creche). Na segunda parte, apresenta-se a fundamentação teórica sobre aspetos considerados relevantes para o estudo do tema. Na terceira parte consta o exercício investigativo onde é estudada a influência da aprendizagem cooperativa no desenvolvimento e aprendizagens das crianças, segundo as perspetivas de educadores, professores e crianças. Por fim, na quarta parte apresenta-se uma reflexão final sobre todo o percurso feito ao longo do estudo investigativo apresentado. Este exercício investigativo de carácter qualitativo foi desenvolvido em contexto creche, jardim de infância e 1.º ciclo do ensino básico recorrendo à entrevista individual junto de educadores, professores do 1.º ciclo do ensino básico e crianças do ensino pré-escolar e 1.º ciclo do ensino básico, como instrumento de recolha de dados para que possa demonstrar a importância da aprendizagem cooperativa em fomentar a aprendizagem das crianças, bem como a importância do desenvolvimento das competências cooperativas tanto nas crianças como nos educadores e professores. Com este relatório pretende-se caracterizar a aprendizagem cooperativa na perspetiva dos educadores, professores do 1.º CEB e crianças, compreender o papel do educador/professor nas perspetivas dos docentes entrevistados, apresentar algumas estratégias de aprendizagem cooperativa com vista ao desenvolvimento e aprendizagem.