Repository logo
 
Publication

As histórias infantis no ensino e aprendizagem da matemática: perceções e práticas dos educadores e professores

dc.contributor.advisorSantos, Raquel
dc.contributor.authorDamas, Sara Marques
dc.date.accessioned2023-03-11T14:56:39Z
dc.date.available2023-03-11T14:56:39Z
dc.date.issued2023-02-13
dc.descriptionMestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básicopt_PT
dc.description.abstractO atual relatório surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação de Santarém, encontrando-se organizado em dois grandes grupos. A primeira parte é referente ao percurso experienciado ao longo das práticas de ensino supervisionadas em creche, jardim de infância e 1.º CEB – 1.º e 4.º anos. A segunda parte contempla a componente investigativa, assumindo-se como um estudo qualitativo cujo fim é compreender a perceção dos profissionais de educação sobre a utilização de histórias infantis para desenvolver aprendizagens matemáticas. Os resultados obtidos foram recolhidos através de um questionário e envolveu 237 participantes (educadores a exercer em jardim de infância e professores do 1.º CEB). Através dos dados recolhidos, concluiu-se que a utilização das histórias infantis para promover aprendizagens matemáticas é uma estratégia bem vista pela maioria dos profissionais de educação de Portugal.pt_PT
dc.description.abstractThe present report occurred under the master’s degree in Pre-School Education and Teaching at the 1st CEB of the Higher School of Education of Santarem and is organized in two groups. The first part refers the experienced path during supervised teaching practices in pre-kindergarten, kindergarten, and 1st to 4th grades. The second part contemplate the investigative component, characterized as a qualitative study whose purpose is to understand the perception of education professionals about the use of children’s stories to develop mathematical learning. Data were collected through a questionnaire that involved 237 participants (kindergarten and 1st to 4th grade teachers). Results show that the use of children’s stories to promote mathematical learning is a strategy well regarded by most education professionals in Portugal.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.other203245962
dc.identifier.tid203245962
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/4343
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjectaprendizagem da matemáticapt_PT
dc.subjecteducadores e professores do 1.º ciclopt_PT
dc.subjecthistórias infantispt_PT
dc.subjectchildren’s storiespt_PT
dc.subjectkindergarten and 1st to 4th grade teacherspt_PT
dc.subjectmathematics’ learningpt_PT
dc.titleAs histórias infantis no ensino e aprendizagem da matemática: perceções e práticas dos educadores e professorespt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSantarémpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameDissertação de Mestradopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Versão Final_Relatório de Estágio_Sara Damas 2023_MEPE1CEB.pdf
Size:
2.85 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: