Repository logo
 
Publication

Conceções dos professores sobre ambientes educativos tradicionais e ambientes educativos inovadores

dc.contributor.authorCavadas, Bento
dc.contributor.authorCorreia, Marisa
dc.date.accessioned2020-12-29T18:22:30Z
dc.date.available2020-12-29T18:22:30Z
dc.date.issued2020-07-17
dc.description.abstractEste trabalho apresenta uma análise das conceções dos professores sobre Ambientes Educativos Tradicionais e Ambientes Educativos Inovadores. Neste estudo qualitativo de natureza interpretativa e exploratória, participaram 12 professores que frequentaram a unidade curricular Ambientes Educativos Inovadores de um mestrado. Foram analisadas as suas produções escritas sobre as características dos ambientes educativos tradicionais e ambientes educativos inovadores. A análise de conteúdo permitiu identificar diferenças nas conceções dos professores sobre esses ambientes, tendo em conta o modo como percecionam o seu papel e o dos alunos, o conhecimento de conteúdo, a gestão das aprendizagens, os recursos educativos e a organização do espaço.pt_PT
dc.description.abstractThis work presents an analysis of teachers’ conceptions about traditional learning environments and innovative learning environments. On this qualitative and exploratory research participated 12 teachers that were coursing the curricular unit named Innovative Learning Environments of a Master degree. It were analysed the teachers’ productions about the characteristics of traditional learning environments and innovative learning environments. The content analysis emerged and organized teachers’ conceptions about their role and students’ role, content knowledge, pedagogical content knowledge, educational resources and space organization.pt_PT
dc.description.abstractEste trabajo presenta un análisis de las concepciones de los profesores sobre entornos de aprendizajetradicionales y entornos innovadores de aprendizaje. En este estudio cualitativo de carácter interpretativo y exploratorio, participaron 12 profesores que asistieron al curso Entornos Innovadores de Aprendizaje de un Máster.Se analizaron sus producciones escritas sobre las características de los entornos de aprendizaje tradicionales y los entornos innovadores de aprendizaje. El análisis de contenido permitió identificar diferencias en las concepciones de los profesores sobre estos entornos, teniendo en cuenta la forma en que perciben su papel y el de los estudiantes, el conocimiento del contenido, la gestión del aprendizaje, los recursos educativos y la organización del espacio.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationCavadas, B., & Correia, M. (2020). Conceções dos professores sobre ambientes educativos tradicionais e ambientes educativos inovadores. Revista Internacional De Formação De Professores, 5, e020020. Recuperado de https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/47pt_PT
dc.identifier.eissn2447-8288
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/3176
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/RIFP/article/view/1873pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectambientes educativos inovadorespt_PT
dc.subjectambientes educativos tradicionaispt_PT
dc.subjectconceçõespt_PT
dc.subjectprofessorespt_PT
dc.subjectinnovative Llearning environmentspt_PT
dc.subjectteachers’ conceptionspt_PT
dc.subjecttraditional learning environmentspt_PT
dc.subjectconcepciones de los profesorespt_PT
dc.subjectentornos innovadores de aprendizajept_PT
dc.subjectentornos de aprendizajept_PT
dc.titleConceções dos professores sobre ambientes educativos tradicionais e ambientes educativos inovadorespt_PT
dc.title.alternativeTeacher´s conceptions about traditional learning environments and innovative learning environmentspt_PT
dc.title.alternativeConcepciones de los profesores sobre entornos de aprendizage tradicionales y entornos innovadores de aprendizagept_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage21pt_PT
oaire.citation.issuee020020pt_PT
oaire.citation.startPage1pt_PT
oaire.citation.titleRevista Internacional de Formação de Professorespt_PT
oaire.citation.volume5pt_PT
person.familyNameCavadas
person.familyNameCorreia
person.givenNameBento
person.givenNameMarisa
person.identifier.ciencia-id9212-EE0C-7753
person.identifier.ciencia-idF319-BEDD-099B
person.identifier.orcid0000-0001-6021-6581
person.identifier.orcid0000-0001-6205-4475
person.identifier.ridC-6766-2014
person.identifier.scopus-author-id55698566200
person.identifier.scopus-author-id57202834080
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication5abdf352-c77b-41b9-9aea-8fed6dab3bd3
relation.isAuthorOfPublication866ed423-d6ba-4d00-8866-e5fe2db4fa9b
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery866ed423-d6ba-4d00-8866-e5fe2db4fa9b

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
47-Texto do Artigo-192-1-10-20200722.pdf
Size:
206.44 KB
Format:
Adobe Portable Document Format