Repository logo
 
Publication

Agir no presente para construir o futuro: um Repositório Digital Inovador no Agrupamento de Escolas Aver-O-Mar

dc.contributor.advisorLoureiro, Ana
dc.contributor.authorAntunes, Marta Luísa Mendonça de Figueiredo
dc.date.accessioned2024-08-13T21:23:12Z
dc.date.available2024-08-13T21:23:12Z
dc.date.issued2024-07-25
dc.description.abstractA presente investigação teve como objetivo a conceção e parametrização de um repositório digital inovador aberto no Agrupamento de Escolas Aver-O-Mar. Este repositório assenta no princípio do serviço de curadoria de coleções desenvolvido pela biblioteca escolar, e pretende potenciar a construção e disponibilização de recursos educativos digitais abertos e propostas de ambientes educativos inovadores, para e por professores e alunos deste agrupamento. Perspetiva-se uma escola mais inclusiva, democrática e sustentável, com o intuito de formar cidadãos ativos, críticos e conscientes para com os desafios da Sociedade do séc. XXI. Com base na metodologia Design-Based Research, o investigador aproxima-se do objeto de estudo, estreita laços de atuação colaborativa com os participantes e desenvolve um produto educativo passível de ser reformulado ciclicamente em prol da necessária e constante melhoria e reformulação do processo de ensino e aprendizagem. Uma proposta a ser alargada ao concelho, tecendo assim, uma verdadeira rede de partilha e inovação pedagógica.pt_PT
dc.description.abstractThe aim of this research was to design and parameterize an innovative open digital repository at the Aver-O-Mar School Cluster. This repository is based on the principle of the collection curation service developed by the school library, and aims to boost the construction and availability of open digital educational resources and proposals for innovative educational environments, for and by teachers and students at this cluster. The aim is to create a more inclusive, democratic and sustainable school, with the aim of educating active, critical citizens who are aware of the challenges of 21st century society. Following the methodology the Design-Based Research, the researcher gets closer to the object of study, forges collaborative links with the participants and develops an educational product that can be cyclically reformulated in favour of the necessary and constant improvement and reformulation of the teaching and learning process. A proposal to be extended to the municipality, thus weaving a true network of sharing and pedagogical innovation.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.other203678907
dc.identifier.tid203678907
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/4930
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjectambientes de aprendizagem inovadorespt_PT
dc.subjectciência abertapt_PT
dc.subjectrecursos educativos digitaispt_PT
dc.subjectrepositório digitalpt_PT
dc.subjectbiblioteca escolarpt_PT
dc.subjectinnovative learning environmentspt_PT
dc.subjectopen sciencept_PT
dc.subjectdigital educational resourcespt_PT
dc.subjectdigital repositorypt_PT
dc.subjectschool librarypt_PT
dc.titleAgir no presente para construir o futuro: um Repositório Digital Inovador no Agrupamento de Escolas Aver-O-Marpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSantarémpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameRecursos Digitais em Educação

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
DISSERTAÇÃO_MRDE_Marta Antunes.pdf
Size:
3.55 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: