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Contexto de investigação em administração educacional

dc.contributor.authorCosta, Marcos Antônio Andrade da
dc.contributor.authorGalinha, Sónia Alexandre
dc.contributor.authorLedo, Roger M. D.
dc.contributor.authorCardona, Maria João
dc.contributor.authorGonçalves ,Noeme César
dc.contributor.authorSilva, Luciano Pereira da
dc.contributor.authorSantos, Clarice Peres dos
dc.contributor.authorDâmaso, Maria Goreti
dc.contributor.authorPenteado, Simone
dc.contributor.authorSilva, Maria Cristina Madeira da
dc.contributor.authorThomaz, Tiago
dc.contributor.authorSilveira, Flávia
dc.date.accessioned2024-05-23T16:31:13Z
dc.date.available2024-05-23T16:31:13Z
dc.date.issued2024-05
dc.description.abstractA presente publicação reúne um significativo conjunto de trabalhos desenvolvidos pelos alunos dos Cursos de Mestrado em Administração Educacional da Escola Superior de Educação de Santarém, evidenciando uma ampla atividade investigativa quer quanto às problemáticas do campo de estudos da Educação, quer quanto aos objetos de estudo. Heterogéneo quanto aos objetos de estudo, constatam-se, todavia, duas tendências: a importância da avaliação institucional e a sua dimensão gerencial no tocante à melhoria da qualidade dos serviços e à tomada de decisão pelos administradores educacionais. Assim, os presentes artigos seguem uma tendência que tem vindo a ganhar protagonismo na investigação há, pelo menos vinte anos, a da avaliação institucional. Este olhar investigativo acompanha as políticas públicas de educação que, globalmente, têm vindo a introduzir a avaliação como um novo modo de regulação institucional (Maroy e Dupriez (2000), processo lento que se inscreve na reconfiguração dos papéis do Estado. Constata-se, também, neste conjunto de artigos, uma convergência na adoção de uma “abordagem émica” (Afonso, 2005) que visa compreender os contextos institucionais a partir dos testemunhos dos seus protagonistas. Deste modo, as técnicas de recolha de dados utilizadas nos estudos exploram as perceções de estudantes, docentes e administradores educacionais em torno de uma pluralidade de problemáticas que abrange a avaliação institucional nas suas diversas formas – avaliação externa e interna, controlo interno, auditoria ou monitorização. Convergem, também, os estudos numa perspetiva de utilidade empírica, partindo da apresentação dos resultados para a recomendação de propostas de intervenção com vista à melhoria do serviço educativo prestado pelas instituições selecionadas como “locus empírico”. Esta publicação dá ainda conta da internacionalização da Escola Superior de Educação de Santarém enquanto instituição parceira de instituições educativas do Brasil, num processo de construção de conhecimento sobre a administração educacional com ganhos para ambos os lados do Atlântico. Neste enquadramento, é de assinalar um estudo que se debruça sobre o impacto dos trabalhos de projeto dos alunos do primeiro curso de Mestrado em Administração Educacional da Escola Superior de Educação nas suas instituições de contexto laboral, propondo a uma atitude institucional de autorreflexão e oferecendo pistas para a melhoria, numa perspetiva de eficácia dos percursos formativos.Por último, esta publicação, de forma transversal, valoriza o papel das instituições educativas no combate às desigualdades sociais, no reforço das competências individuais e coletivas, no contributo para a formação de cidadãos mais críticos, mais conhecedores e mais capazes de fazer face aos desafios do mercado de trabalho. É, em suma, o trabalho das instituições educativas que é analisado no conjunto das investigações apresentadas, onde a preocupação central é a melhoria da qualidade dos processos de ensino e de aprendizagem suportada por dimensões organizacionais como a importância da biblioteca, a avaliação e controlo de processos como ferramenta de apoio à decisão, o trabalho dos agentes educativos, sem excluir os estudantes, as suas circunstâncias e expectativas face aos processos formativos.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.isbn978-989-35287-8-5
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/4862
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Santarém. Escola Superior de Educaçãopt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectadministração educacionalpt_PT
dc.subjectavaliação institucionalpt_PT
dc.subjectqualidade dos serviçospt_PT
dc.subjecttomada de decisãopt_PT
dc.subjectcombate às desigualdades sociaispt_PT
dc.titleContexto de investigação em administração educacionalpt_PT
dc.typebook
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSantarémpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookpt_PT

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