Repository logo
 
Publication

Desenvolvimento da criatividade nas crianças em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico

dc.contributor.advisorTagarro, Marta
dc.contributor.authorRodrigues, Valéria Teresa Fernandes
dc.date.accessioned2022-05-14T14:05:53Z
dc.date.available2022-05-14T14:05:53Z
dc.date.issued2022-04-22
dc.descriptionMestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básicopt_PT
dc.description.abstractO presente relatório de investigação foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém. Esta investigação está dividida em duas partes: Na primeira parte, é apresentada uma descrição e reflexão sobre o percurso realizado nas práticas de ensino supervisionadas em contexto de Creche, Jardim de Infância (JI) e 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB). O primeiro estágio, contexto de creche, foi realizado numa Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) situada em Rio Maior e os estágios seguintes foram realizados em instituições da rede pública em Santarém. Na segunda parte, o relatório centra-se na componente investigativa sobre a importância do desenvolvimento da criatividade nas crianças. A investigação é de caracter qualitativo e partiu da seguinte questão de investigação: Qual a importância do desenvolvimento da criatividade nas crianças do pré escolar e 1ºCEB? Como instrumentos de recolha de dados utilizou-se o inquérito por entrevista, inquérito por questionário e análise documental, através da perspetiva de duas entrevistadas com experiência na área da criatividade e de 23 Educadores/as de Infância e 32 Professores/as do 1ºCEB. Os resultados da investigação indicam que promover a criatividade nas crianças é benéfico para o seu desenvolvimento. É de realçar que os docentes (educadores e professores) reconhecem as potencialidades da criatividade como promotora do desenvolvimento e aprendizagens das crianças, existindo várias estratégias na forma de desenvolver esta área. Contudo, as atividades devem ser baseadas na descoberta e experimentação, respeitando sempre as capacidades, a liberdade e individualidade de cada criança.pt_PT
dc.description.abstractThis research report was carried out within the scope of the Masters in Pre-school Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education at the Escola Superior de Educação of the Instituto Politécnico de Santarém. This investigation is divided into two parts: In the first part, a description and reflection is presented on the path carried out in supervised teaching practices in the context of Nursery, Kindergarten (JI) and 1st Cycle of Basic Education (CEB). The first stage, in the context of a day care center, was carried out in a Private Institution of Social Solidarity (IPSS) located in Rio Maior and the following stages were carried out in public institutions in Santarém. In the second part, the report focuses on the investigative component on the importance of the development of creativity in children. The investigation is qualitative and started from the following research question: What is the importance of the development of creativity in preschool and 1ºCEB children? As data collection instruments, we used the interview survey, questionnaire survey and document analysis, through the perspective of two interviewees with experience in the area of creativity and 23 Kindergarten Educators and 32 Teachers from the 1ºCEB. Research results indicate that promoting creativity in children is beneficial for their development. It should be noted that teachers (educators and teachers) recognize the potential of creativity as a promoter of children's development and learning, and there are several strategies in the way of developing this area. However, activities must be based on discovery and experimentation, always respecting the abilities, freedom and individuality of each child.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.other203009118
dc.identifier.tid203009118
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/3977
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjectcriatividadept_PT
dc.subjectpré-escolar e 1.º ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.subjectcriançaspt_PT
dc.subjectensinopt_PT
dc.subjectcreativitypt_PT
dc.subjectpre-school education and 1st cycle of basic educationpt_PT
dc.subjectchildrenpt_PT
dc.subjectteachingpt_PT
dc.titleDesenvolvimento da criatividade nas crianças em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básicopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSantarémpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameDissertação de Mestradopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatório de Estágio-Valéria Rodrigues.pdf
Size:
2.27 MB
Format:
Adobe Portable Document Format