Repository logo
 
Publication

Biodiversidade na escola: conceções e capacitação dos alunos para a ação no 1.ºCEB

dc.contributor.authorAntunes, Ana
dc.contributor.authorLinhares, Elisabete
dc.date.accessioned2024-12-29T14:59:25Z
dc.date.available2024-12-29T14:59:25Z
dc.date.issued2024-03
dc.description.abstractA biodiversidade contempla a diversidade de espécies existentes no nosso planeta e inclui a diversidade genética dentro de uma dada espécie e a diversidade dos ecossistemas onde habitam. O Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 15 pretende prevenir ameaças à biodiversidade, garantir a conservação, restauração e uso sustentável dos ecossistemas terrestres. A educação deve conseguir dar resposta a estas necessidades prementes, através de abordagens pedagógicas que promovam nos alunos princípios de sustentabilidade e os capacitem a agir de forma responsável. O presente estudo de caso qualitativo foi realizado com uma turma do 3.º ano do ensino básico com 25 alunos de um agrupamento de escolas de Santarém e teve como objetivo: identificar as conceções dos alunos do 1.º CEB sobre o tema da biodiversidade. O foco desta comunicação centra-se na análise de conteúdo realizada à narrativa elaborada pelos alunos antes e depois de uma intervenção centrada na temática da biodiversidade (a proposta envolveu: análise de um cartoon, visualização de vídeos e sua discussão, reflexão sobre o problema da perda de biodiversidade e a identificação de seres vivos no recreio da escola) que culminou com uma ação promovida pelos alunos. A ação consistiu na construção e colocação de um comedouro para aves contribuindo para a biodiversidade do local. A narrativa pretendia aceder às conceções dos alunos sobre o que entendiam por biodiversidade e qual a sua importância verificando-se que os alunos têm ideias pouco profundas sobre biodiversidade. As conceções dos alunos parecem não ter alterado muito, podendo explicar-se pelas dificuldades que apresentam em se expressar por escrito e o espaço de tempo da intervenção não ter sido suficiente para aprofundar essas aprendizagens. Conclui-se que estes alunos precisam de contactar mais com a biodiversidade, nomeadamente com atividades no exterior para melhor compreenderem o conceito e a importância da sua conservação.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationAntunes,A. & Linhares, E. (2024, março 14 - março 15). Biodiversidade na escola: conceções e capacitação dos alunos para a ação no 1.ºCEB.[comunicação oral]. Encontro Internacional Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências 2024, Santarém.pt_PT
dc.identifier.isbn987-989-35287-6-1
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/5046
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Santarém. Escola Superior de Educaçãopt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://iemc.ipsantarem.pt/wp-content/uploads/2024/03/Iemc-2024-LivroRESUMOS-14032024-1.pdfpt_PT
dc.subjectbiodiversidadept_PT
dc.subjectODSpt_PT
dc.subjectconceções dos alunospt_PT
dc.subject1.º CEBpt_PT
dc.subjectcapacitação para a açãopt_PT
dc.titleBiodiversidade na escola: conceções e capacitação dos alunos para a ação no 1.ºCEBpt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSantarémpt_PT
oaire.citation.titleEncontro Internacional de Inovação no Ensino da Matemática e das Ciênciaspt_PT
person.familyNameLinhares
person.givenNameElisabete
person.identifier.ciencia-id821E-3FC8-245B
person.identifier.orcid0000-0002-0532-4843
person.identifier.ridJWA-1916-2024
person.identifier.scopus-author-id57216489457
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublication221b89ce-b176-4218-af52-ad14b8bcc67a
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery221b89ce-b176-4218-af52-ad14b8bcc67a

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Antunes_Linhares_Comunicação.pdf
Size:
323.39 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: