Publication
Biodiversidade na escola: conceções e capacitação dos alunos para a ação no 1.ºCEB
dc.contributor.author | Antunes, Ana | |
dc.contributor.author | Linhares, Elisabete | |
dc.date.accessioned | 2024-12-29T14:59:25Z | |
dc.date.available | 2024-12-29T14:59:25Z | |
dc.date.issued | 2024-03 | |
dc.description.abstract | A biodiversidade contempla a diversidade de espécies existentes no nosso planeta e inclui a diversidade genética dentro de uma dada espécie e a diversidade dos ecossistemas onde habitam. O Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 15 pretende prevenir ameaças à biodiversidade, garantir a conservação, restauração e uso sustentável dos ecossistemas terrestres. A educação deve conseguir dar resposta a estas necessidades prementes, através de abordagens pedagógicas que promovam nos alunos princípios de sustentabilidade e os capacitem a agir de forma responsável. O presente estudo de caso qualitativo foi realizado com uma turma do 3.º ano do ensino básico com 25 alunos de um agrupamento de escolas de Santarém e teve como objetivo: identificar as conceções dos alunos do 1.º CEB sobre o tema da biodiversidade. O foco desta comunicação centra-se na análise de conteúdo realizada à narrativa elaborada pelos alunos antes e depois de uma intervenção centrada na temática da biodiversidade (a proposta envolveu: análise de um cartoon, visualização de vídeos e sua discussão, reflexão sobre o problema da perda de biodiversidade e a identificação de seres vivos no recreio da escola) que culminou com uma ação promovida pelos alunos. A ação consistiu na construção e colocação de um comedouro para aves contribuindo para a biodiversidade do local. A narrativa pretendia aceder às conceções dos alunos sobre o que entendiam por biodiversidade e qual a sua importância verificando-se que os alunos têm ideias pouco profundas sobre biodiversidade. As conceções dos alunos parecem não ter alterado muito, podendo explicar-se pelas dificuldades que apresentam em se expressar por escrito e o espaço de tempo da intervenção não ter sido suficiente para aprofundar essas aprendizagens. Conclui-se que estes alunos precisam de contactar mais com a biodiversidade, nomeadamente com atividades no exterior para melhor compreenderem o conceito e a importância da sua conservação. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Antunes,A. & Linhares, E. (2024, março 14 - março 15). Biodiversidade na escola: conceções e capacitação dos alunos para a ação no 1.ºCEB.[comunicação oral]. Encontro Internacional Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências 2024, Santarém. | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 987-989-35287-6-1 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.15/5046 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Instituto Politécnico de Santarém. Escola Superior de Educação | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | https://iemc.ipsantarem.pt/wp-content/uploads/2024/03/Iemc-2024-LivroRESUMOS-14032024-1.pdf | pt_PT |
dc.subject | biodiversidade | pt_PT |
dc.subject | ODS | pt_PT |
dc.subject | conceções dos alunos | pt_PT |
dc.subject | 1.º CEB | pt_PT |
dc.subject | capacitação para a ação | pt_PT |
dc.title | Biodiversidade na escola: conceções e capacitação dos alunos para a ação no 1.ºCEB | pt_PT |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Santarém | pt_PT |
oaire.citation.title | Encontro Internacional de Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências | pt_PT |
person.familyName | Linhares | |
person.givenName | Elisabete | |
person.identifier.ciencia-id | 821E-3FC8-245B | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-0532-4843 | |
person.identifier.rid | JWA-1916-2024 | |
person.identifier.scopus-author-id | 57216489457 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | conferenceObject | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 221b89ce-b176-4218-af52-ad14b8bcc67a | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 221b89ce-b176-4218-af52-ad14b8bcc67a |