Publication
Aprendizagem cooperativa e promoção de competências sociais: conceções de docentes e crianças
dc.contributor.advisor | Uva, Marta | |
dc.contributor.author | Lima, Natália Raquel Alves | |
dc.date.accessioned | 2020-08-13T11:34:45Z | |
dc.date.available | 2020-08-13T11:34:45Z | |
dc.date.issued | 2020-05-29 | |
dc.description | Mestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico | pt_PT |
dc.description.abstract | O presente trabalho investigativo ocorre no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), ministrado pela Escola Superior de Educação de Santarém. A primeira parte contempla uma análise reflexiva de todo o trabalho desenvolvido, no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, evidenciando as aprendizagens, as potencialidades e constrangimentos do percurso desenvolvido. Na segunda parte é apresentada a componente investigativa, na qual se pretende estudar as conceções, as práticas e estratégias educativas, que os educadores/professores recorrem para implementar a Aprendizagem Cooperativa, no contexto de sala de aula. A metodologia utilizada, ao longo do exercício investigativo, foi de natureza qualitativa. Os dados foram recolhidos através de entrevistas a duas educadoras, duas professoras e seis crianças, bem como notas de campo e análise documental. Os resultados evidenciam que a aprendizagem cooperativa contribui para o desenvolvimento da autonomia e a partilha de ideias. A mesma é uma mais-valia, porque conseguimos formar crianças mais críticas, empáticas, ativas, respeitadoras e sobretudo capazes de cooperar e colaborar entre si. No entanto, algumas docentes reconhecem o valor que a Aprendizagem Cooperativa beneficia, mas por outro lado lamentam que no presente, ainda existem poucas escolas a praticar este método de ensino-aprendizagem. | pt_PT |
dc.description.abstract | The present investigative work takes place within the scope of the Master in Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education (CEB), taught by the Superior School of Education of Santarém. The first part includes a reflexive analysis of all the work developed, within the scope of Supervised Teaching Practice, showing the learning, the potentialities and constraints of the developed path. In the second part, the investigative component is presented, in which it is intended to study the conceptions, practices and educational strategies, which educators / teachers use to implement Cooperative Learning, in the context of the classroom. The methodology used, throughout the investigative exercise, was of a qualitative nature. Data were collected through interviews with two educators, two teachers and six children, as well as field notes and document analysis. The results show that cooperative learning contributes to the development of autonomy and the sharing of ideas. This is an added value, because we are able to train more critical, empathetic, active, respectful children and above all able to cooperate and collaborate with each other. However, some teachers recognize the value of the benefits that Cooperative Learning has, but on the other hand they regret that at present there are still few schools practicing this teaching-learning method. | pt_PT |
dc.description.version | N/A | pt_PT |
dc.identifier.other | 202507025 | |
dc.identifier.tid | 202507025 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.15/3012 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.subject | aprendizagem cooperativa | pt_PT |
dc.subject | competências sociais | pt_PT |
dc.subject | ensino-aprendizagem | pt_PT |
dc.subject | cooperative learning | pt_PT |
dc.subject | social skills | pt_PT |
dc.subject | teaching-learning | pt_PT |
dc.title | Aprendizagem cooperativa e promoção de competências sociais: conceções de docentes e crianças | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Santarém | pt_PT |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Dissertação de Mestrado | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- Relatório de Estágio Final - N. Raquel Lima.pdf
- Size:
- 2.67 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format