Publication
Uma experiência de ensino e aprendizagem da matemática com recurso a literatura infantil na formação inicial de professores dos primeiros anos
dc.contributor.author | Santos, Raquel | |
dc.contributor.author | Clara Martins, Maria | |
dc.date.accessioned | 2020-08-18T14:23:20Z | |
dc.date.available | 2020-08-18T14:23:20Z | |
dc.date.issued | 2016-03 | |
dc.description.abstract | A literatura infantil é um ótimo recurso para explorar com as crianças alguns conceitos matemáticos e desenvolver nestas um conjunto de competências fundamentais em todos os domínios. No entanto, é escassa a investigação realizada sobre a utilização deste recurso na formação inicial de professores. Assim, este artigo tem como foco o recurso a literatura infantil no ensino e aprendizagem de Matemática na formação inicial de professores dos primeiros anos e procura analisar o seu contributo para o desenvolvimento do conhecimento didático dos formandos. É também objetivo deste artigo conhecer as perspetivas dos futuros professores e educadores sobre a literatura infantil utilizada como recurso formativo. Nesta investigação, segue-se um paradigma interpretativo, de abordagem qualitativa, com análise dos dados essencialmente descritiva e interpretativa. Os participantes do estudo são os formandos no último ano da Licenciatura em Educação Básica durante o ano letivo de 2014/2015, que, durante a frequência da unidade curricular de Ensino e Aprendizagem da Matemática, realizaram em grupo uma planificação e responderam a um questionário. Analisam-se assim questionários, materiais e planificações produzidas por onze formandos. Ao longo da unidade curricular foram exploradas situações matemáticas contextualizadas a partir da literatura infantil e foram analisados vídeos, produções de crianças e artigos científicos sobre o ensino de natureza exploratória da Matemática e a utilização da literatura infantil. Os formandos posteriormente realizaram, em grupo, uma planificação tendo em consideração o trabalho desenvolvido na unidade curricular, com produção de materiais, e responderam a um questionário incentivando à reflexão sobre o trabalho desenvolvido. Os resultados mostram que os participantes revelam apropriar-se da dinâmica de sala de aula que caracteriza o ensino exploratório, nomeadamente, no que diz respeito à escolha de tarefas, ao papel do professor e aos momentos da aula, embora a planificação que fazem numa situação prática não esteja por vezes devidamente conectada a esta dinâmica. A análise dos dados recolhidos sugere ainda a importância deste trabalho com os futuros professores, sendo necessário algum aprofundamento de modo a diminuir o hiato evidenciado entre os aspetos teóricos e as situações de prática. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Santos,R. & Martins, M.C. (2016). Uma experiência de ensino e aprendizagem da matemática com recurso a literatura infantil na formação inicial de professores dos primeiros anos. In Livro de Atas do 1.º Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE), 456-463. ISBN 978-972-745-206-4 | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-972-745-206-4 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.15/3031 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Instituto Politécnico de Bragança | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | http://hdl.handle.net/10198/11435 | pt_PT |
dc.subject | formação Inicial de professores | pt_PT |
dc.subject | ensino e aprendizagem da matemática | pt_PT |
dc.subject | literatura infantil | pt_PT |
dc.subject | ensino exploratório | pt_PT |
dc.title | Uma experiência de ensino e aprendizagem da matemática com recurso a literatura infantil na formação inicial de professores dos primeiros anos | pt_PT |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Bragança | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 463 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 456 | pt_PT |
oaire.citation.title | Livro de Atas do 1.º Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE) | pt_PT |
person.familyName | Santos | |
person.familyName | Marques dos Santos Martins | |
person.givenName | Raquel | |
person.givenName | Maria Clara | |
person.identifier.ciencia-id | 571C-F6FA-38B7 | |
person.identifier.ciencia-id | 0F1B-1E5E-AAB9 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-3838-6626 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | conferenceObject | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | db534012-0239-499d-856e-0f46ea916513 | |
relation.isAuthorOfPublication | bdf60d28-175f-441e-9fb0-cea93f2dc963 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | bdf60d28-175f-441e-9fb0-cea93f2dc963 |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1