Repository logo
 
Publication

Uma experiência de ensino e aprendizagem da matemática com recurso a literatura infantil na formação inicial de professores dos primeiros anos

dc.contributor.authorSantos, Raquel
dc.contributor.authorClara Martins, Maria
dc.date.accessioned2020-08-18T14:23:20Z
dc.date.available2020-08-18T14:23:20Z
dc.date.issued2016-03
dc.description.abstractA literatura infantil é um ótimo recurso para explorar com as crianças alguns conceitos matemáticos e desenvolver nestas um conjunto de competências fundamentais em todos os domínios. No entanto, é escassa a investigação realizada sobre a utilização deste recurso na formação inicial de professores. Assim, este artigo tem como foco o recurso a literatura infantil no ensino e aprendizagem de Matemática na formação inicial de professores dos primeiros anos e procura analisar o seu contributo para o desenvolvimento do conhecimento didático dos formandos. É também objetivo deste artigo conhecer as perspetivas dos futuros professores e educadores sobre a literatura infantil utilizada como recurso formativo. Nesta investigação, segue-se um paradigma interpretativo, de abordagem qualitativa, com análise dos dados essencialmente descritiva e interpretativa. Os participantes do estudo são os formandos no último ano da Licenciatura em Educação Básica durante o ano letivo de 2014/2015, que, durante a frequência da unidade curricular de Ensino e Aprendizagem da Matemática, realizaram em grupo uma planificação e responderam a um questionário. Analisam-se assim questionários, materiais e planificações produzidas por onze formandos. Ao longo da unidade curricular foram exploradas situações matemáticas contextualizadas a partir da literatura infantil e foram analisados vídeos, produções de crianças e artigos científicos sobre o ensino de natureza exploratória da Matemática e a utilização da literatura infantil. Os formandos posteriormente realizaram, em grupo, uma planificação tendo em consideração o trabalho desenvolvido na unidade curricular, com produção de materiais, e responderam a um questionário incentivando à reflexão sobre o trabalho desenvolvido. Os resultados mostram que os participantes revelam apropriar-se da dinâmica de sala de aula que caracteriza o ensino exploratório, nomeadamente, no que diz respeito à escolha de tarefas, ao papel do professor e aos momentos da aula, embora a planificação que fazem numa situação prática não esteja por vezes devidamente conectada a esta dinâmica. A análise dos dados recolhidos sugere ainda a importância deste trabalho com os futuros professores, sendo necessário algum aprofundamento de modo a diminuir o hiato evidenciado entre os aspetos teóricos e as situações de prática.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationSantos,R. & Martins, M.C. (2016). Uma experiência de ensino e aprendizagem da matemática com recurso a literatura infantil na formação inicial de professores dos primeiros anos. In Livro de Atas do 1.º Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE), 456-463. ISBN 978-972-745-206-4pt_PT
dc.identifier.isbn978-972-745-206-4
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/3031
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Bragançapt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://hdl.handle.net/10198/11435pt_PT
dc.subjectformação Inicial de professorespt_PT
dc.subjectensino e aprendizagem da matemáticapt_PT
dc.subjectliteratura infantilpt_PT
dc.subjectensino exploratóriopt_PT
dc.titleUma experiência de ensino e aprendizagem da matemática com recurso a literatura infantil na formação inicial de professores dos primeiros anospt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceBragançapt_PT
oaire.citation.endPage463pt_PT
oaire.citation.startPage456pt_PT
oaire.citation.titleLivro de Atas do 1.º Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE)pt_PT
person.familyNameSantos
person.familyNameMarques dos Santos Martins
person.givenNameRaquel
person.givenNameMaria Clara
person.identifier.ciencia-id571C-F6FA-38B7
person.identifier.ciencia-id0F1B-1E5E-AAB9
person.identifier.orcid0000-0003-3838-6626
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublicationdb534012-0239-499d-856e-0f46ea916513
relation.isAuthorOfPublicationbdf60d28-175f-441e-9fb0-cea93f2dc963
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoverybdf60d28-175f-441e-9fb0-cea93f2dc963

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
incte16.pdf
Size:
98.25 KB
Format:
Adobe Portable Document Format