Repository logo
 
Publication

A aprendizagem cooperativa nas primeiras idades : (des)continuidades educativas

dc.contributor.advisorPiscalho, Isabel
dc.contributor.authorPereira, Andreia de Sousa
dc.date.accessioned2016-05-21T16:48:13Z
dc.date.available2016-05-21T16:48:13Z
dc.date.issued2015-11-05
dc.descriptionRelatório de estágio apresentado para a obtenção do grau de Mestre na Especialidade profissional de educação de pré-Escolar e em ensino do 1º ciclo do ensino básicopt_PT
dc.description.abstractO presente estudo exploratório reflete acerca do percurso efetuado ao longo do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, bem como a experiência e aprendizagem adquiridas ao longo deste período. Neste trabalho é estudada a influência da aprendizagem cooperativa na promoção da aprendizagem das crianças, procurando identificar as características da aprendizagem cooperativa no jardim de infância assim como na escola, o papel da aprendizagem cooperativa e o papel que o educador /professor tem na sua promoção. Neste sentido e para atingir estes objetivos, realizou-se um estudo exploratório de natureza qualitativa que utilizou a entrevista individual e em grupo, nomeadamente a técnica de Focus Group. Estas foram desenvolvidas em contexto jardim de infância e 1º ciclo do ensino básico, sendo os participantes 12 crianças com idades compreendidas entre os 4 e os 8 anos, duas educadoras de infância e duas professora de 1º ciclo do ensino básico. Foi possível retirar como conclusões do exercício investigativo: que tanto as educadoras e professoras, como as crianças demonstraram atribuir grande importância à aprendizagem cooperativa, tendo esta um grande impacto nas crianças a vários níveis; e que a aprendizagem cooperativa é muito mais do que trabalhar em grupo é uma estratégia que não deve ser trabalhada apenas num dia específico (sem continuidade educativa), e que não seja utilizada apenas na teoria, mas que seja prática diária de uma sala.pt_PT
dc.description.abstractThis exploratory study reflects on a journey performed over the Master degree in Preschool Education and Teaching of 1st cycle of basic education, as well as the experience and learning achieved over the period. In this paper is studied the influence of cooperative learning to promote the learning skills of the children's, trying to identify the cooperative learning characteristics in kindergarten as well as in school, the role of cooperative learning and the role of the educator/professor has in its own promotion. In these sense and to achieve these goal, there was an exploratory qualitative study that used individual and group interviews, called Focus Group technique. These techniques were developed in context of kindergarten and 1st cycle of basic education, where 12 children’s aged 4 to 8 years old, two childhood teachers and two teachers of the 1st cycle of basic education took part. It was possible to conclude as the investigative exercise: that both educator and teachers, such as children showed attach great importance to cooperative learning, and this a great impact on children at several levels; We can also conclude that cooperative learning is much more than work together is a strategy that shouldn’t be worked on a specific day (without educational continuity), where it isn’t only used in theory, but other than that, on the daily practice of a room.pt_PT
dc.identifier.tid201128691
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/1473
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjectcrechept_PT
dc.subjectjardim de infânciapt_PT
dc.subject1º ciclo do ensino básicopt_PT
dc.subjectcooperaçãopt_PT
dc.subjectContinuidadept_PT
dc.subjectpapel do educador/professor.pt_PT
dc.subjectdaycarept_PT
dc.subjectkindergartenpt_PT
dc.subject1st cycle of basic educationpt_PT
dc.subjectcooperationpt_PT
dc.subjectcontinuitypt_PT
dc.subjectrole of the educator/teacher.pt_PT
dc.titleA aprendizagem cooperativa nas primeiras idades : (des)continuidades educativaspt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSantarémpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Tese - Andreia de Sousa Pereira.pdf
Size:
1.51 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: