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As práticas de responsabilidade social e a qualidade de vida no trabalho:um estudo de caso aplicado a uma organização de economia social

dc.contributor.advisorLeal, Susana
dc.contributor.authorSoares, Cátia Alexandra Martinho
dc.date.accessioned2019-08-26T13:01:28Z
dc.date.available2019-08-26T13:01:28Z
dc.date.issued2018-12-19
dc.descriptionDissertação, Mestrado, Gestão de Organizações de Economia Social, Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Gestão e Tecnologia, 2018pt_PT
dc.description.abstractA Responsabilidade Social Organizacional (RSO) tem vindo a ganhar, nas últimas décadas, cada vez mais relevância no seio das organizações, quer sejam elas públicas ou privadas. Em termos académicos o interesse no tema é, igualmente, crescente. Uma das áreas em discussão prende-se com a relevância das práticas da responsabilidade social e o seu impacto na qualidade de vida dos seus colaboradores. Este estudo pretende analisar de que forma as práticas de responsabilidade social existentes numa organização sem fins lucrativos influenciam a qualidade de vida no trabalho dos seus colaboradores e qual a perceção tida pelos mesmos, relativamente à RSO existente na organização onde trabalham. Usando um estudo de caso, e recorrendo a uma amostra de 76 colaboradores (81,9% do género feminino) de uma organização sem fins lucrativos, realizou-se um estudo quantitativo com recolha de dados através de um inquérito por questionário.Os principais resultados evidenciam que: as práticas de responsabilidade social (RS) orientadas para a comunidade tendem a beneficiar significativamente a qualidade de vida no trabalho (QVT) dos colaboradores, nomeadamente, na dimensão integração, respeito e autonomia. De forma menos significativa observou-se que, as práticas de RS orientadas para os valores e a ética tendem a beneficiar a QVT dos colaboradores na dimensão compensação justa e adequada. Por último, observou-se que, práticas de RS não contribuem para a QVT na dimensão lazer e convívio social, o mesmo sucede com as práticas de RS a explicar a dimensão da QVT incentivo e suporte. Para a QVT global, os resultados sugerem que as pessoas com mais idade percecionam níveis mais elevados de qualidade de vida no trabalho, e que os colaboradores que percecionam mais RS na dimensão dos valores e ética também percecionam mais QVT global. De acordo com estes resultados, e dado o atual contexto onde estão inseridas as organizações de economia social, é importante a definição de uma estratégia de RSO de longo prazo que perpetue a organização no tempo, sendo essenciais para a mesma a preocupação com o capital humano.As mais-valias deste estudo são discutidas sob o ponto de vista teórico, empírico e prático, de forma a acrescentar valor na relação desta organização com o seu público interno.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.citationSoares, C. (2018). As práticas de responsabilidade social e a qualidade de vida no trabalho : um estudo de caso aplicado a uma organização de economia social (Mestrado). Escola Superior de Gestão e Tecnologia, Santarém. Disponível na WWW em:<http://hdl.handle.net/10400.15/2707>pt_PT
dc.identifier.tid202162362
dc.identifier.tid201011859
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/2707
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjectResponsabilidade Socialpt_PT
dc.subjectQualidade de Vida no Trabalhopt_PT
dc.subjectEconomia Socialpt_PT
dc.subjectColaboradorespt_PT
dc.titleAs práticas de responsabilidade social e a qualidade de vida no trabalho:um estudo de caso aplicado a uma organização de economia socialpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSantarémpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameDissertação de Mestradopt_PT

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