Repository logo
 
Publication

Abordagem STEAM no 1.º Ciclo: relato de uma experiência

dc.contributor.authorVictorino, Ana
dc.contributor.authorCerejeira, Bárbara
dc.contributor.authorMarques, Nicole
dc.contributor.authorFerreira, Rita
dc.contributor.authorDias, Sara
dc.contributor.authorCorreia, Marisa
dc.contributor.authorMartins, Maria Clara
dc.date.accessioned2021-11-30T16:33:36Z
dc.date.available2021-11-30T16:33:36Z
dc.date.issued2019
dc.description.abstractEste trabalho relata uma experiência desenvolvida por estudantes do 3º ano da Licenciatura em Educação Básica, no âmbito da articulação entre as Unidades Curriculares de Introdução à Didática do Estudo do Meio e Introdução à Di-dática da Matemática. A atividade “Como construir um periscópio?” integrou um conjunto de atividades que foram dinamizadas na Escola Superior de Edu-cação de Santarém, no dia em que se comemorou o Dia Nacional da Cultura Científica (23 de novembro de 2018), com uma turma de 4.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A atividade dinamizada consistiu na construção de um periscópio e articulou conteúdos programáticos referentes às áreas curriculares de Estudo do Meio, Matemática, TIC e Expressões Artísticas, promovendo a interdisciplinaridade, através da abordagem STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Ma-temática), e mobilizando, nas crianças, conceitos e competências diversas, con-sideradas essenciais no Sec. XXI, nomeadamente a criatividade, a autonomia, a colaboração, a reflexão, o pensamento crítico e a comunicação. Nesta atividade pretendeu-se, a partir da pesquisa de informação e através da construção de um periscópio, que as crianças mobilizassem de forma integra-da, conhecimentos relativos às aplicações do fenómeno da reflexão da luz, co-nhecimentos matemáticos relativos à medição e à classificação de ângulos, na construção de um objeto prático de forma autónoma. Para aferir conhecimen-tos foi elaborado um questionário com quatro questões, tendo-se verificado, na sua análise, que 91.7% dos alunos referiu que o fenómeno envolvido na passa-gem da luz é a reflexão e 100% dos alunos identificaram corretamente a incli-nação dos espelhos que permitia a funcionalidade do periscópio. Os resultados apontam, assim, que este tipo de abordagem promove a aprendi-zagem e o interesse das crianças, devendo, por isso, manter-se como uma apos-ta no futuro profissional estudantes.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/3762
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Santarémpt_PT
dc.subject1.º Ciclopt_PT
dc.subjectSTEAMpt_PT
dc.titleAbordagem STEAM no 1.º Ciclo: relato de uma experiênciapt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceInstituto Politécnico de Santarémpt_PT
oaire.citation.endPage225pt_PT
oaire.citation.startPage224pt_PT
oaire.citation.titleebook do encontro IEMC2019 Inovação no Ensino da Matemática e das Ciênciaspt_PT
person.familyNameCorreia
person.familyNameMartins
person.givenNameMarisa
person.givenNameMaria Clara
person.identifier.ciencia-idF319-BEDD-099B
person.identifier.orcid0000-0001-6205-4475
person.identifier.orcid0000-0002-0689-8099
person.identifier.ridC-6766-2014
person.identifier.scopus-author-id57202834080
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication866ed423-d6ba-4d00-8866-e5fe2db4fa9b
relation.isAuthorOfPublicationecdbe34a-09de-48a7-b71d-1c2d8f6d74b7
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery866ed423-d6ba-4d00-8866-e5fe2db4fa9b

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Poster-IEMC-LEB3-FINAL.pdf
Size:
801.82 KB
Format:
Adobe Portable Document Format