Publication
Abordagem STEAM no 1.º Ciclo: relato de uma experiência
dc.contributor.author | Victorino, Ana | |
dc.contributor.author | Cerejeira, Bárbara | |
dc.contributor.author | Marques, Nicole | |
dc.contributor.author | Ferreira, Rita | |
dc.contributor.author | Dias, Sara | |
dc.contributor.author | Correia, Marisa | |
dc.contributor.author | Martins, Maria Clara | |
dc.date.accessioned | 2021-11-30T16:33:36Z | |
dc.date.available | 2021-11-30T16:33:36Z | |
dc.date.issued | 2019 | |
dc.description.abstract | Este trabalho relata uma experiência desenvolvida por estudantes do 3º ano da Licenciatura em Educação Básica, no âmbito da articulação entre as Unidades Curriculares de Introdução à Didática do Estudo do Meio e Introdução à Di-dática da Matemática. A atividade “Como construir um periscópio?” integrou um conjunto de atividades que foram dinamizadas na Escola Superior de Edu-cação de Santarém, no dia em que se comemorou o Dia Nacional da Cultura Científica (23 de novembro de 2018), com uma turma de 4.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A atividade dinamizada consistiu na construção de um periscópio e articulou conteúdos programáticos referentes às áreas curriculares de Estudo do Meio, Matemática, TIC e Expressões Artísticas, promovendo a interdisciplinaridade, através da abordagem STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Ma-temática), e mobilizando, nas crianças, conceitos e competências diversas, con-sideradas essenciais no Sec. XXI, nomeadamente a criatividade, a autonomia, a colaboração, a reflexão, o pensamento crítico e a comunicação. Nesta atividade pretendeu-se, a partir da pesquisa de informação e através da construção de um periscópio, que as crianças mobilizassem de forma integra-da, conhecimentos relativos às aplicações do fenómeno da reflexão da luz, co-nhecimentos matemáticos relativos à medição e à classificação de ângulos, na construção de um objeto prático de forma autónoma. Para aferir conhecimen-tos foi elaborado um questionário com quatro questões, tendo-se verificado, na sua análise, que 91.7% dos alunos referiu que o fenómeno envolvido na passa-gem da luz é a reflexão e 100% dos alunos identificaram corretamente a incli-nação dos espelhos que permitia a funcionalidade do periscópio. Os resultados apontam, assim, que este tipo de abordagem promove a aprendi-zagem e o interesse das crianças, devendo, por isso, manter-se como uma apos-ta no futuro profissional estudantes. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.15/3762 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Instituto Politécnico de Santarém | pt_PT |
dc.subject | 1.º Ciclo | pt_PT |
dc.subject | STEAM | pt_PT |
dc.title | Abordagem STEAM no 1.º Ciclo: relato de uma experiência | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Instituto Politécnico de Santarém | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 225 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 224 | pt_PT |
oaire.citation.title | ebook do encontro IEMC2019 Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências | pt_PT |
person.familyName | Correia | |
person.familyName | Martins | |
person.givenName | Marisa | |
person.givenName | Maria Clara | |
person.identifier.ciencia-id | F319-BEDD-099B | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-6205-4475 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-0689-8099 | |
person.identifier.rid | C-6766-2014 | |
person.identifier.scopus-author-id | 57202834080 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 866ed423-d6ba-4d00-8866-e5fe2db4fa9b | |
relation.isAuthorOfPublication | ecdbe34a-09de-48a7-b71d-1c2d8f6d74b7 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 866ed423-d6ba-4d00-8866-e5fe2db4fa9b |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- Poster-IEMC-LEB3-FINAL.pdf
- Size:
- 801.82 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format