Repository logo
 
Publication

A influência das WebQuests na autorregulação das aprendizagens dos alunos

dc.contributor.advisorNovo, Cristina
dc.contributor.authorRosa, Cláudia António
dc.date.accessioned2017-08-24T14:06:31Z
dc.date.available2017-08-24T14:06:31Z
dc.date.issued2015-03-11
dc.descriptionRelatório de Estágio apresentado para a obtenção do Grau de Mestre em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.description.abstractO presente relatório de estágio foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém. O relatório divide-se entre as reflexões das intervenções realizadas nas Práticas de Ensino Supervisionadas e a componente investigativa associada à prática profissional, apresentando, assim, o meu percurso de desenvolvimento profissional. Ao longo deste mestrado participei em estágios de dois níveis de ensino, passando por quatro contextos, 1.º ano de escolaridade, 4.º ano de escolaridade, Português e História e Geografia de Portugal e Matemática e Ciências Naturais. O estudo incidiu sobre uma pesquisa relacionada com a influência das WebQuests na autorregulação das aprendizagens dos alunos, tendo sido realizado no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Os resultados mostram que as características das WebQuests permitem o desenvolvimento de estratégias, essenciais à autorregulação da aprendizagem dos alunos, conduzindo-nos para conclusões sobre a importância de trabalhar com os alunos com vista a sua autonomia e sentido de responsabilidade, para que estes desenvolvam processos autorregulatórios da aprendizagem.pt_PT
dc.description.abstractThis internship report was developed under the scope of Master’s Degree in Teaching 1ˢᵗ and 2ⁿᵈ cycles of Basic Education of the Higher School of Education of Polytechinc Institue of Santarém. The report is divided between the reflections of the interventions on Supervised Teaching Practices and the investigation component regarding professional practice, presenting my professional development path. Throughout this Master’s Degree I was part of internships from two levels of education, passing through four contexts, 1st grade, 4th grade, Portuguese and History and Geography of Portugal and Mathematics and Natural Sciences. The study focused on a survey related with the influence of WebQuest on self-regulation of student learning. The results show that the characteristics of WebQuest allow some strategies development that are essential to self-regulation of students learning process. Thus, it appears to be important to work with students so that they develop their autonomy and sense of responsibility, so that they may develop self-regulatory processes of learning.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.tid201160935
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/1879
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectestágiopt_PT
dc.subjectformação profissionalpt_PT
dc.subjectWebQuest "Aventuras na Web"pt_PT
dc.subjectWebQuestpt_PT
dc.subjectautorregulação da aprendizagempt_PT
dc.subjectinternshippt_PT
dc.subjectprofessional formationpt_PT
dc.subjectWebQuestpt_PT
dc.subject"Adventures on the Web"pt_PT
dc.subjectself-regulation of learningpt_PT
dc.titleA influência das WebQuests na autorregulação das aprendizagens dos alunospt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSantarém, Portugalpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEnsino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatório estágio_ versão final_ Cláudia Rosa.pdf
Size:
3.03 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: