Repository logo
 
Publication

A elaboração de pósteres como método de iniciação à investigação na formação inicial de educadores e professores

dc.contributor.authorCavadas, Bento
dc.contributor.authorLinhares, Elisabete
dc.date.accessioned2014-03-05T10:40:32Z
dc.date.available2014-03-05T10:40:32Z
dc.date.issued2014-01
dc.description.abstractO processo de Bolonha trouxe diversos desafios à formação profissional que ocorre no Ensino Superior no espaço europeu. Nesse âmbito, surgiram novas exigências no processo de formação de educadores e professores, nomeadamente a atribuição de grande importância à investigação, reconhecendo que esse processo deve combinar a prática com a investigação para promover o desenvolvimento global dos futuros docentes. Nesse enquadramento, este estudo de caso centra-se na análise do processo formativo da unidade curricular de Investigação em Estudo do Meio do curso de Licenciatura em Educação Básica da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém. Nessa unidade, os estudantes, através de um processo tutorial, realizam um trabalho de investigação sobre uma temática à sua escolha,preferencialmente relacionada com contextos educativos, em três fases: i) Fase I. Contextualização; ii) Fase II. Desenvolvimento da investigação e elaboração do póster; e iii) Fase III. Divulgação. A fase de contextualização visa a familiarização dos estudantes com as práticas investigativas na área de Estudo do Meio. Na fase de desenvolvimento, os estudantes devem realizar uma investigação e apresentar o seu trabalho num póster que deve incluir os seguintes elementos: i) a problemática e os objetivos do estudo; ii) a revisão teórica; iii) a metodologia; iv) os resultados; e v) a interpretação dos resultados e as conclusões. Na última fase, de divulgação, os estudantes são incentivados a apresentar publicamente os trabalhos investigativos em encontros científicos, sob o formato de póster. Ao dar a conhecer estas práticas que introduzem a investigação no processo de formação inicial docente, queremos também contribuir para a melhoria das metodologias usadas no processo formativo dos estudantes em formação inicial de professores.por
dc.identifier.citationCavadas, B., & Linhares, E. (2014). A elaboração de pósteres como método de iniciação à investigação na formação inicial de educadores e professores. In A. Lopes, M. A. da S. Cavalcante, D. A. Oliveira, & A. M. Hypólito (Orgs.), Trabalho Docente e Formação: Políticas, Práticas e Investigação: Pontes para a mudança (pp. 642-655). Porto: CIIE – Centro de Investigação e Intervenção Educativas.por
dc.identifier.isbn978-989-8471-13-0
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/908
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherCIIE – Centro de Investigação e Intervenção Educativaspor
dc.relation.publisherversionhttp://www.fpce.up.pt/trabalhodocenteformacao/assets/TrabalhoDocenteEFormacao.pdfpor
dc.subjectinvestigaçãopor
dc.subjectformação profissionalpor
dc.subjectpósterpor
dc.subjectprofessorespor
dc.titleA elaboração de pósteres como método de iniciação à investigação na formação inicial de educadores e professorespor
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlacePortopor
oaire.citation.endPage655por
oaire.citation.startPage642por
oaire.citation.titleTrabalho Docente e Formação: Políticas, Práticas e Investigação: Pontes para a mudançapor
person.familyNameCavadas
person.familyNameLinhares
person.givenNameBento
person.givenNameElisabete
person.identifier.ciencia-id9212-EE0C-7753
person.identifier.ciencia-id821E-3FC8-245B
person.identifier.orcid0000-0001-6021-6581
person.identifier.orcid0000-0002-0532-4843
person.identifier.ridJWA-1916-2024
person.identifier.scopus-author-id55698566200
person.identifier.scopus-author-id57216489457
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typeconferenceObjectpor
relation.isAuthorOfPublicationd5c53140-e32b-4a98-be2d-9e7ba6675442
relation.isAuthorOfPublication221b89ce-b176-4218-af52-ad14b8bcc67a
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryd5c53140-e32b-4a98-be2d-9e7ba6675442

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Cavadas & Linhares (2014). A elaboração de pósteres como método de iniciação à investigação.pdf
Size:
348.87 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: