Repository logo
 
Publication

Mindfulness na educação pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básico: um estudo exploratório

dc.contributor.authorCabral, Sara
dc.contributor.authorPiscalho, Isabel
dc.contributor.authorSeixas, Sónia
dc.date.accessioned2023-01-28T23:43:19Z
dc.date.available2023-01-28T23:43:19Z
dc.date.issued2022-06
dc.description.abstractO presente estudo foi elaborado no âmbito do mestrado em educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico. O ambiente que envolve a criança é fundamental para um desenvolvimento harmonioso, assim, quando se verificou a presença constante do fator stress, tornou-se pertinente aprofundar a abordagem mindfulness e perceber qual a sua importância nos contextos educativos. Este estudo exploratório, de natureza qualitativa, desenvolveu-se em duas etapas: a primeira consistiu no desenvolvimento de atividades concretas baseadas em mindfulness nos contextos de jardim de infância e de 1.º ciclo do ensino básico; a segunda, na realização de entrevistas semidiretivas realizadas a oito especialistas reconhecidos no âmbito do mindfulness. Este exercício investigativo sugere que o mindfulness pode ser uma ferramenta importante para as crianças por promover o autoconhecimento e a autorregulação emocional. Ao cultivar a gentileza, a empatia, a gratidão e a generosidade contribui-se para a tomada de consciência de uma humanidade comum. A abordagem mindfulness é importante em contexto educativo pois sensibiliza para uma visão holística do desenvolvimento da criança.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationCabral,S.; Piscalho, I. & Seixas, I. (2022). Mindfulness na educação pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básico: um estudo exploratório. In M.J. Cardona & E. Linhares (Eds.) A investigação na formação inicial de professores, 124-139. ISBN 978-989-54983-8-3pt_PT
dc.identifier.issn978-989-54983-8-3
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/4273
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Santarém /ESEpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectmindfulnesspt_PT
dc.subjectcriançapt_PT
dc.subjectstresspt_PT
dc.subjectjardim de infânciapt_PT
dc.subject1.º ciclo do ensino básicopt_PT
dc.titleMindfulness na educação pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básico: um estudo exploratóriopt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSantarémpt_PT
oaire.citation.endPage139pt_PT
oaire.citation.startPage124pt_PT
oaire.citation.titleA investigação na formação inicial de professorespt_PT
person.familyNamePiscalho
person.familyNameFernandes Borges Pena Seixas
person.givenNameIsabel
person.givenNameSónia Isabel
person.identifier.ciencia-id9516-A381-685C
person.identifier.ciencia-idD813-882D-0810
person.identifier.orcid0000-0002-2484-5775
person.identifier.orcid0000-0002-9635-6321
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublication02eab6f3-6678-4278-a740-d414a3ed3ff9
relation.isAuthorOfPublication453e4985-abd0-414f-9ba8-d72f907fa6a4
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery02eab6f3-6678-4278-a740-d414a3ed3ff9

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Publicação01072022 (1).pdf
Size:
263.46 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: