Publication
Mindfulness na educação pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básico: um estudo exploratório
dc.contributor.author | Cabral, Sara | |
dc.contributor.author | Piscalho, Isabel | |
dc.contributor.author | Seixas, Sónia | |
dc.date.accessioned | 2023-01-28T23:43:19Z | |
dc.date.available | 2023-01-28T23:43:19Z | |
dc.date.issued | 2022-06 | |
dc.description.abstract | O presente estudo foi elaborado no âmbito do mestrado em educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico. O ambiente que envolve a criança é fundamental para um desenvolvimento harmonioso, assim, quando se verificou a presença constante do fator stress, tornou-se pertinente aprofundar a abordagem mindfulness e perceber qual a sua importância nos contextos educativos. Este estudo exploratório, de natureza qualitativa, desenvolveu-se em duas etapas: a primeira consistiu no desenvolvimento de atividades concretas baseadas em mindfulness nos contextos de jardim de infância e de 1.º ciclo do ensino básico; a segunda, na realização de entrevistas semidiretivas realizadas a oito especialistas reconhecidos no âmbito do mindfulness. Este exercício investigativo sugere que o mindfulness pode ser uma ferramenta importante para as crianças por promover o autoconhecimento e a autorregulação emocional. Ao cultivar a gentileza, a empatia, a gratidão e a generosidade contribui-se para a tomada de consciência de uma humanidade comum. A abordagem mindfulness é importante em contexto educativo pois sensibiliza para uma visão holística do desenvolvimento da criança. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Cabral,S.; Piscalho, I. & Seixas, I. (2022). Mindfulness na educação pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básico: um estudo exploratório. In M.J. Cardona & E. Linhares (Eds.) A investigação na formação inicial de professores, 124-139. ISBN 978-989-54983-8-3 | pt_PT |
dc.identifier.issn | 978-989-54983-8-3 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.15/4273 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Instituto Politécnico de Santarém /ESE | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | mindfulness | pt_PT |
dc.subject | criança | pt_PT |
dc.subject | stress | pt_PT |
dc.subject | jardim de infância | pt_PT |
dc.subject | 1.º ciclo do ensino básico | pt_PT |
dc.title | Mindfulness na educação pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básico: um estudo exploratório | pt_PT |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Santarém | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 139 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 124 | pt_PT |
oaire.citation.title | A investigação na formação inicial de professores | pt_PT |
person.familyName | Piscalho | |
person.familyName | Fernandes Borges Pena Seixas | |
person.givenName | Isabel | |
person.givenName | Sónia Isabel | |
person.identifier.ciencia-id | 9516-A381-685C | |
person.identifier.ciencia-id | D813-882D-0810 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-2484-5775 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-9635-6321 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | bookPart | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 02eab6f3-6678-4278-a740-d414a3ed3ff9 | |
relation.isAuthorOfPublication | 453e4985-abd0-414f-9ba8-d72f907fa6a4 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 02eab6f3-6678-4278-a740-d414a3ed3ff9 |