Repository logo
 
Publication

Comportamentos agressivos no jardim-de-infância

dc.contributor.advisorSantos, Maria Leonor
dc.contributor.advisorSeixas, Sónia
dc.contributor.authorPais, Vanessa
dc.date.accessioned2016-06-13T22:47:36Z
dc.date.available2016-06-13T22:47:36Z
dc.date.issued2016-02-17
dc.descriptionRelatório de estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Santarém para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-escolarpt_PT
dc.description.abstractO presente relatório visa descrever as várias etapas percorridas ao longo desta minha iniciação à prática pedagógica, no âmbito do Mestrado em Educação Pré- Escolar na Escola Superior de Educação de Santarém. O mesmo está dividido em três partes: a primeira diz respeito aos estágios realizados, nomeadamente em Creche e Jardim de Infância, onde apresento num breve resumo o trabalho desenvolvido ao longo de dois semestres. Na segunda parte apresento o trabalho de pesquisa cujo objetivo é compreender o porquê das crianças em idade pré-escolar manifestarem comportamentos agressivos, que tipos de agressividade existem, como se manifestam, quais as causas e quais as estratégias educativas a utilizar. O estudo baseou-se numa abordagem qualitativa de carácter exploratório, privilegiando como instrumentos de recolha de dados, a entrevista. O público entrevistado, foram 7 educadoras de infância. Este estudo permitiu refletir quanto é importante para o adulto que acompanha a criança durante o dia, compreender qual o motivo que levou a criança a manifestar comportamentos agressivos perante outras crianças ou adultos, excedendo os limites. Desta forma também é importante que o adulto saba intervir calmamente com a criança agressora e de igual forma com a criança agredida. Por fim, faço as minhas considerações finais e uma reflexão final sobre o meu percurso académico no Mestrado de Educação Pré-Escolar.pt_PT
dc.description.abstractThis report aims to describe the various steps taken along this initiation into pedagogical practice, as part of the Master Degree in Preschool Education in Santarem School of Education. The same is divided into three parts: the first part concerns the internships, particularly in Nursery and Kindergarten, where I present in a brief summary of the work carried during two semesters. In the second part I present research work aimed at understanding why children in preschool manifest aggressive behavior, what kinds of aggression exist, as manifested, what are the causes and what educational strategies to use. The study is based on a qualitative exploratory approach, being the data collection instrument, an interview. The responders were seven kindergarten teachers. This study allowed me, to reflect how important it is for the adult accompanying the child during the day, understand what is the reason that led to the child show aggressive behavior towards other children or adults, exceeding the limits. This study it is also important, to show that adult knows intervene quietly with the offending child and equally with the abused child. Finally, I make my final remarks and a final reflection on my academic career in Preschool Education Master.pt_PT
dc.identifier.tid201116057
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/1517
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjectcrechept_PT
dc.subjectjardim de infânciapt_PT
dc.subjectcomportamentos agressivos em idade pré-escolarpt_PT
dc.subjectchild carept_PT
dc.subjectkindergartenpt_PT
dc.subjectaggressive behavior in preschoolpt_PT
dc.titleComportamentos agressivos no jardim-de-infânciapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSantarémpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Reletório Final Comportamentos agressivos em Jardim de Infancia.pdf
Size:
1.67 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: