Repository logo
 
Publication

A influência das ilustrações na compreensão textual na Educação Pré-escolar e no Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico

dc.contributor.advisorRauber, André
dc.contributor.authorRibeiro, Joana Filipa Gonçalves
dc.date.accessioned2024-07-28T22:02:42Z
dc.date.available2024-07-28T22:02:42Z
dc.date.issued2024-04-30
dc.descriptionMestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básicopt_PT
dc.description.abstractEsta investigação foi executada no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) da Escola Superior de Educação de Santarém. Durante os estágios curriculares foi desenvolvido um estudo com o tema “A influência das ilustrações na compreensão textual na Educação Pré-escolar e no Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico”, tendo por base a importância das ilustrações na compreensão de textos. A investigação assentou na metodologia investigação-ação com a seguinte questão central: De que forma as ilustrações contribuem para a compreensão textual nos primeiros anos de escolaridade? Após o tratamento e análise dos dados recolhidos, os resultados evidenciaram dois aspetos importantes acerca da pertinência das ilustrações para a compreensão textual: textos com enredo mais temático são compreendidos com maior dificuldade quando não acompanhados das ilustrações; já os textos de natureza mais figurativa são compreendidos pelos sujeitos deste estudo sem a presença das suas respetivas ilustrações.pt_PT
dc.description.abstractThis research was carried out as part of the Supervised Teaching Practice of the Master's Degree in Pre-School Education and Teaching of Primary Education at the School of Education of Santarém. During the curricular internships, a study was carried out on the subject of "The influence of illustrations on text comprehension in Pre-school education and Primary education", based on the importance of illustrations in text comprehension. The research was based on an action research methodology with the following central question: How do illustrations contribute to text comprehension in the early years of schooling? After processing and analyzing the data collected, the results highlighted two important aspects regarding the relevance of illustrations for textual understanding: texts with a more thematic plot are understood with greater difficulty when not accompanied by illustrations; texts of a more figurative nature are understood by the subjects of this study without the presence of the respective illustrations.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.other203615867
dc.identifier.tid203615867
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/4917
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjecteducação pré-escolarpt_PT
dc.subject1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.subjectilustraçõespt_PT
dc.subjectliteratura infantilpt_PT
dc.subjectcompreensão textualpt_PT
dc.subjectpre-school educationpt_PT
dc.subjectprimary educationpt_PT
dc.subjectillustrationspt_PT
dc.subjectchildren's literaturept_PT
dc.subjecttextual comprehensionpt_PT
dc.titleA influência das ilustrações na compreensão textual na Educação Pré-escolar e no Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSantarémpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameDissertação de Mestradopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatório de Estágio_MEPE1CEB_Joana Ribeiro .pdf
Size:
1.17 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: