Repository logo
 
Publication

Brincar ao sabor do vento: potencialidades do brincar livre ao ar livre

dc.contributor.advisorLuís, Helena
dc.contributor.authorHenriques, Eliana Alves Dias dos Santos
dc.date.accessioned2019-02-19T16:08:36Z
dc.date.available2019-02-19T16:08:36Z
dc.date.issued2019-01-24
dc.description.abstractApresenta-se um exercício investigativo sobre a prática, concretizada através das observações e experiências que ocorreram durante o percurso de estágio no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar em contexto de jardim-de-infância. Do ponto de vista metodológico, o trabalho enquadra-se numa abordagem qualitativa, sendo, ainda, baseado na metodologia investigação-ação, onde o principal objetivo é a conceção e desenvolvimento de um projeto curricular sustentado na investigação sobre o brincar livre ao ar livre em jardim-de-infância. Nos dias de hoje, é frequente a prática pedagógica em contextos de educação-de-infância focalizar-se, sobretudo, no que acontece dentro da sala de atividades, ignorando-se as potencialidades do espaço exterior da instituição para o bem-estar e desenvolvimento infantil. Este estudo visa indagar as virtualidades destes espaços para as aprendizagens das crianças, valorizando-se o brincar livre, o contacto com a natureza e as experiências de desafio, como elementos potenciadores de um crescimento saudável, despertando, deste modo, a consciência dos educadores para a necessidade de mudanças na organização dos espaços exteriores, suscetíveis de serem transformados em espaços mais ricos e impulsionadores de brincadeiras diversas e de atividades desafiadoras.pt_PT
dc.description.abstractAn investigative exercise is presented about the practice carried out through the observations and experiences that took place during the traineeship course within the scope of the Master’s Degree in Pre-School Education in a pre-school context. From the methodological point of view, the work fits in a qualitative approach, being based on the research-action methodology, where the main objective is the design and development of a curricular project based on the research on the outdoor free play. Today, the pedagogical practice in childhood education contexts is mainly focused on what happens inside the classroom, ignoring the potential of the institution’s outdoor space for child welfare and development. This study aims to investigate the possibilities of outdoor spaces in children development and learning, valuing free play, the contact with nature and the experiences of challenge, as enhancers of healthy growth, thus raising educators’ awareness to the need for change in the performance and organization of outdoor spaces. These can be transformed into richer spaces that encourage diverse games and challenging activities.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.other202172864
dc.identifier.tid202172864
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/2448
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjectbrincarpt_PT
dc.subjectdesenvolvimentopt_PT
dc.subjecteducador de infânciapt_PT
dc.subjectespaço exteriorpt_PT
dc.subjectjardim-de-infânciapt_PT
dc.subjectplaypt_PT
dc.subjectoutdoor educationpt_PT
dc.subjectearly childhood educationpt_PT
dc.subjectchild development and learningpt_PT
dc.subjectpreschoolpt_PT
dc.titleBrincar ao sabor do vento: potencialidades do brincar livre ao ar livrept_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSantarémpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEducação Pré-Escolar

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
ProjetoFinal_Eliana.pdf
Size:
4.7 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: